Em tempos de pandemia, grupo brasiliense com oito anos de existência inova em monólogo que retrata a vida de uma mulher solitária
Em uma realidade pós-apocalíptica, uma mulher (Tati Ramos) sobrevive sozinha onde no passado funcionava um estúdio de rádio. Para lidar com o medo, o tédio, o isolamento e a solidão, a personagem mantém o hábito de radialista e tenta transmitir ao vivo um programa cheio de notícias e músicas, sem saber se há realmente alguém ouvindo.
Há oito anos, a companhia brasiliense Novos Candangos ousa em suas leituras, releituras e espetáculos que conquistaram o público brasiliense e do Brasil. Em tempos de pandemia, o grupo traz agora a sua primeira peça online. O monólogo A Radialista do Fim do Mundo será apresentado na próxima quinta-feira (30), às 20h, no canal do Sesc DF – Viva Cultura, no YouTube. O espetáculo faz parte do Festival Sesc Viva Cultura. Gratuito. Classificação livre.
Autor do espetáculo e um dos fundadores da companhia, o ator, escritor e diretor brasiliense Diego de León valeu-se dos tempos de isolamento social e da influência do pai, o radialista Romoaldo de Souza, para dar vida a essa aventura apocalíptica — como ele mesmo caracteriza — que será vivida em um monólogo de 35 minutos interpretado pela atriz Tati Ramos.
“Meu pai escuta rádios do mundo inteiro. Ele me mostrou um aplicativo que faz uma espécie de busca de todas as rádios do mundo. Em uma madrugada, resolvi procurar uma rádio de um lugar bem inóspito, de algum ponto do Polo Norte, e fiquei ouvindo. Foi daí que pensei em uma pessoa ilhada, sozinha em um lugar deserto, fazendo uma transmissão de rádio”, destaca de León, que aproveitou a época de isolamento e solidão para trazer a temática à tona.
Além de destacar as aventuras e peripécias dessa mulher, o roteiro faz referências ao universo pop, séries de TV, filmes, histórias em quadrinhos, livros de ficção científica e seriados como Lost, Dark e The Walking Dead. “E desta vez, além de nos basearmos em todos estes elementos, como temos costume, vamos reproduzir um mundo apocalíptico”, pontua Diego, animado com a estreia.
Atriz premiada nos palcos brasilienses, Tati Ramos ressalta a importância do texto e fala sobre sua preparação dentro de casa, onde é dirigida pelo marido, também ator, Mateus Ferrari. “É um desafio sair do lugar comum, ensaiar em casa e lidar com essa nova ferramenta de apresentação (online). É o primeiro monólogo da minha carreira. Este texto não representa exatamente o que estamos vivendo, mas poderia ser em um futuro distópico. Mas, a peça representa muito essa solidão, esse isolamento”, explica Ramos.
Sobre a Cia. Novos Candangos –
A Cia. Novos Candangos é um grupo teatral brasiliense fundado em 2012. Ao todo, conta com seis espetáculos no repertório: A Falecida e Perdoa-me por me Traíres, ambos de Nelson Rodrigues; a antologia Os Beatniks em A Gaivota e Os Beatniks em Psicose e os espetáculos autorais Monstros e A Radialista do Fim do Mundo, este online, adaptado para os tempos de pandemia.
Ficha técnica
Realização: Novos Candangos
Direção: Mateus Ferrari
Elenco: Tati Ramos
Roteiro: Diego de León
Assistente de Direção e Direção de Arte: Rafael Toscano
Apoio: SESC/DF
Assessoria de Imprensa: Clara Camarano e Natália Leite
Serviço: Espetáculo A Radialista do Fim do Mundo estreia na internet pelo Festival Sesc Viva Cultura
Data: 30 de julho, quinta-feira
Local: Canal do Sesc DF – Viva Cultura, no YouTube
Horário: 20h
Gratuito
Classificação livre
Informações: @cianovoscandangos (Instagram)