Dante, homem do seu tempo Alessandro Barbero encontra os estudantes brasileiros
Cultura

Dante, homem do seu tempo Alessandro Barbero encontra os estudantes brasileiros

Neste encontro virtual, o célebre historiador, acadêmico e escritor italiano Alessandro Barbero, autor do livro “Dante” (Laterza, 2021), revela alguns aspectos menos conhecidos da vida e da obra de Dante Alighieri, por meio de um retrato peculiar do homem e cidadão empenhado na política e integrado nas dinâmicas de sua época histórica, que enriquecem a imagem do grande literato italiano.

No vídeo, Barbero responde também às interessantes perguntas feitas por  estudantes brasileiros de Universidades federais e escolas italianas no Brasil sobre a vida e a produção do poeta.

O evento faz parte da programação “Dante 700” criada especialmente para celebrar o aniversário dos 700 anos da morte do “sommo poeta”. O vídeo do encontro é em língua italiana com legendas em português.

O debate, mediado pelo Prof. Guido Alberto Bonomini (Universidade Federal Fluminense) é fruto da colaboração entre o IIC Rio, o Consulado italiano de Belo Horizonte e o IIC de São Paulo.

O vídeo já está disponível nos canais YouTube de:

Instituto de Cultura do Rio de Janeiro

Instituto de Cultura de São Paulo

Consulado da Itália em Belo Horizonte

Alessandro Barbero

Após ter conseguido o diploma pelo Liceu Clássico Cavour, Alessandro Barbero se forma em Letras pela Università degli Studi di Torin em 1981, com uma tese em história medieval (orientação do professor Giovanni Tabacco). Em 1984, conclui seu Doutorado pela Scuola Normale Superiore di Pisa e, no mesmo ano, é aprovado no concurso para pesquisador em história medieval na Università degli Studi di Roma Tor Vergata. A partir de 1998, atua, primeiramente, como professor associado, e a partir de 2002, como professor ordinário de história medieval no Departamento de Estudos Humanísticos da Università degli Studi del Piemonte Orientale Amedeo Avogadro.

É também membro do comitê de redação da revista “Storica” e colabora com a revista “Medioevo”, com o jornal “La Stampa” e seu caderno “Tuttolibri”, e com o caderno “Domenica” do jornal “Sole 24 Ore”.

Nos últimos anos, Alessandro Barbero adquiriu grande popularidade na internet, graças à sua habilidade como divulgador (graças a uma série de conferências e aulas disponibilizadas no YouTube, que conquistaram milhares de visualizações). Os temas principais são: Idade Média, história grega e romana, guerras napoleônicas, Risorgimento italiano, Primeira e Segunda Guerras mundiais e Resistência italiana.

Desde 2007, colabora com a transmissão televisiva Rai Superquark. De 2013 a 2017, foi membro do comitê científico da transmissão Rai 3 “Il tempo e la storia”. A partir de 2017 é membro do comitê de “Passato e presente”.

Desde 2013, é apresentador do programa “a.C.d.C.”, pelo canal Rai Storia.

No mesmo canal, em 2020, Barbero apresentou o documentário “Alighieri Durante, detto Dante”.

Guido Alberto Bonomini

Nascido em Roma, desde 2002 ensina Língua e Literatura italiana na Universidade Federal Fluminense (UFF) de Niterói, Rio de Janeiro. É formado pela Universidade Sapienza di Roma, onde frequentou os cursos de filologia romanza com o prof. R. Antonelli e se formou em Literatura Brasileira, sob a orientação da Profa. Luciana Stegagno Picchio. Possui Mestrado em linguística aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Doutorado em Literaturas Comparadas pela UFF. Desde 2012, atua como membro do conselho da Revista Italiano UERJ. Desde 2015, é orientador no núcleo de língua italiana do Laboratório de Estudos da Tradução da UFF, LABESTRAD, sob a coordenação geral da professora Giovana Melo. Atualmente, coordena o núcleo de língua italiana no projeto de extensão vinculado à UFF (Prolem). Atua também como coordenador de italiano no Projeto de universalização da língua estrangeira (PULE). Em 2019, trabalhou na curadoria e revisão da tradução da edição italiana do texto de Maikhail Baktin, “L’uomo allo specchio” e do livro “Icona e affigurazione”, do prof. Luciano Ponzio (Universitá di Bari). Suas publicações mais recentes são: “La lingua sanza lettere del genio”, por ocasião do aniversário dos 500 anos da morte de Leonardo (Oficina de Leitura, 2018), “Un poeta latino nel Nuovo mondo: I carmi di Alessandro Geraldini” (Edizioni Tangram, 2019) e “I luoghi geografici, le allegorie spaziali e i numeri nel percorso della Commedia”, escrito para o aniversário de 700 anos da morte de Dante.