A escritora Helena Lopes conta a sua jornada de cura da patologia e também traz um fôlego, por meio de palavras de fé e coragem para quem vive na retaguarda de um prognóstico crônico e complexo
Milagres acontecem! Existem benesses que somente a fé explica! Assim é o livro Cadeiras de rodas nunca mais: uma experiência cura da doença rara Porfiria Aguda Intermitente, de autoria de Helena Lopes. A obra, editada pela Editora Escreva, chega ao mercado editorial com o objetivo de compartilhar o testemunho da escritora sobre como conviveu com uma patologia rara, o processo de reabilitação e também palavras de coragem para quem vive na retaguarda de um prognóstico crônico e até mesmo complexo.
De acordo com Helena Lopes a proposta e o título do livro surgiu quando ela estava conversando e orando com Deus, e o seu coração se abriu para a seguinte pergunta:
– Por que você não escreve um livro contando sua experiência com a Porfiria e o dá de presente a Ele por tudo que Ele fez por você?
Após esse questionamento, Helena começou a escrever a sua história, de alguém que por muitos anos foi cadeirante e passou por todo o processo de reabilitação de uma doença cuja consequência é debilitante.
No livro, a autora conta sua experiência com a manifestação de uma doença rara do metabolismo (Porfiria Aguda Intermitente – PAI) que a levou à tetraparesia e a quase morte. Ela descreve com detalhes o agravamento da doença, as dificuldades médicas para a compreensão da enfermidade, o tempo até o diagnóstico e o andamento de sua recuperação física. Além de uma breve explicação a respeito do que as pesquisas médicas afirmam concernentes à PAI.
Helena teve a sensibilidade de conseguir traduzir suas emoções em palavras de uma forma que o leitor consegue senti-las, acompanhando o desenrolar de cada desafio enfrentado em seus dias de muitos exames, de incertezas, de dores terríveis e sem nem um analgésico eficiente. Outro fato relevante, que chama muito a atenção em sua história, tanto para a manutenção de sua vida no decorrer da crise, quando esta lhe escapava aos poucos, como para que a cura se efetivasse, foi sua fé inabalável.
Segundo a autora, por meio desse livro Cadeiras de rodas nunca mais: uma experiência cura da doença rara Porfiria Aguda Intermitente ela tem a intenção de “testemunhar que Deus continua realizando milagres. Ainda que os médicos digam que não há mais esperança, Deus pode nos dar o nosso milagre, pois Ele me deu vários”.
Para concluir, Helena Lopes comenta que a principal lição desse livro é que “que ninguém é melhor que ninguém e que somos todos dependentes uns dos outros, porque todos nós temos limitações. Quero acrescentar que a vida é mais importante que qualquer coisa. Quando problemas começarem afligir você, lembre-se que a vida é mais importante e que merece desfrutada de peito aberto”.
Sobre a autora
Helena Lopes, é casada com Fernando Santiago e mãe da Nátale e da Loren. Sua formação: Bacharel em Teologia, licenciatura em Letras Português/Inglês e Pós-graduação em Revisão de textos em língua portuguesa; possui experiência em revisão de livros, revistas, folhetos, produções acadêmicas e questões de concursos. Tem vários poemas inéditos e foi comentarista em três edições da revista de estudos teológicos da Igreja IDEPS, em 2019. Cursou canto lírico na Escola de música de Brasília e cantou em vários palcos da cidade, além do púlpito da igreja. Seus passatempos preferidos são: costura e música. Ela ama a vida, a família, e acima de tudo, ama a Deus com muita devoção.
Ficha Técnica
Título: Cadeiras de rodas nunca mais
Autora: Helena Lopes
ISBN: 978-65-993854-6-9 (físico) e 978-65-993854-5-2 (digital)
Editora: Escreva
Formato: 14×21 cm
Páginas: 116
Preço: R$ 31,90 (capa comum), R$ 4,99 (ebook)
Onde comprar? https://amzn.to/3wTU66S
Onde encontrar? Plataformas de leitores de livros digitais (Skeelo; Amazon e outros) e livrarias físicas e marketplaces e no site da Escreva: www.escrevalivros.com.br