Medida, que havia sido pedida e protocolada pelas entidades, foi atendida pelo GDF em novo decreto
A Abrasel-DF e o Sindhobar receberam com alegria o acato do pedido de redução do distanciamento das mesas nos bares e restaurantes. As entidades haviam protocolado o documento, junto à Casa Civil, devido à atual situação do Distrito Federal, que conta com cerca de 60% da população já vacinada com as duas doses. Antes, as mesas deveriam ter um distanciamento mínimo de 2 metros uma da outra, e agora, com o novo decreto de número 42.656 de 26 de outubro de 2021, passa a valer o distanciamento de 1 metro. Segundo o Presidente da Abrasel-DF Beto Pinheiro, a medida veio em uma excelente hora, tendo em vista o fim de ano, as comemorações e confraternizações, que costumam atrair muitos clientes nos estabelecimentos. “Com boa parte da população do DF já vacinada, sentimos a segurança de poder pedir para flexibilizar essas regras. Com o distanciamento das mesas reduzido, os empresários terão a oportunidade de receber mais clientes, gerando assim mais renda para suas casas e retomando a economia do setor”, destacou.
No decreto, ainda há a flexibilização do uso de máscaras, que agora só são necessárias para estabelecimentos fechados. Portanto, em áreas abertas, não será mais necessário o uso da proteção. “Mesmo assim, temos que tomar muito cuidado e continuar com as medidas de proteção, como o uso de álcool em gel”, destacou Beto.
Sobre os números da pandemia no DF, houve queda de internações e mortes no DF. As taxas de internação nos hospitais de campanha estão abaixo de 40%, os leitos de UTI também têm taxas baixas e constante redução no número de leitos exclusivos para Covid. Com o avanço significativo da vacinação, mais de 80% da população acima de 12 anos está vacinada com pelo menos uma dose.
Serviço:
Abrasel-DF
@abrasel_df