Film Festival Booklet – India Celebration – A5
É para mim um grande prazer dar as boas-vindas a todos neste maravilhoso mundo do cinema indiano. A
indústria cinematográfica indiana não é apenas uma indústria cinematográfica, é um fenômeno
cultural.
Ao comemorarmos 75 anos de independência indiana, vale a pena notar que o primeiro filme indiano foi lançado em 1912, em Mumbai, ‘Shree Pundalik’, um filme mudo em Marathi, sendo Dadasaheb Torne o diretor. Desde então, a indústria cinematográfica indiana cresceu rapidamente, produzindo mais de 2.000 filmes por ano, cobrindo muitas línguas e culturas da Índia e entretendo milhões de pessoas no processo.
Os filmes exibidos neste festival de cinema refletem esse rico mosaico cultural e a sociedade da
Índia. Eles também refletem a forte tradição da Índia de contar histórias, que caracteriza o cinema
indiano. A tradição indiana de narrar mitologia, história e contos de fadas através de “canção e
dança” é muito evidente nos filmes indianos e especialmente nos que estão sendo exibidos no
festival de cinema.
Vale ressaltar que os filmes indianos não tentam esconder o fato de que o que é mostrado na tela é
uma criação, uma ilusão, uma ficção. No entanto, esta criação cruza- se com a vida quotidiana das
pessoas de forma complexa e interessante, permitindo ao espectador esquecer a sua existência
quotidiana e entrar no mundo dos sonhos, ainda que durante as curtas duas horas enquanto assiste ao
filme. De certa forma, eles simplesmente retratam a versão desejada da realidade pelas pessoas!
Bahubali foi o filme de maior bilheteria de todos os tempos na Índia; em Queen (Rainha), a heroína
faz uma forte declaração de independência e é considerada uma pioneira na projeção do papel da
mulher; em Mary Kom, vemos uma atleta de destaque, uma boxeadora que se torna a melhor do mundo
(baseado em uma verdadeira campeã); Prem Ratan Payo (Encontrei um Tesouro Chamado Amor) é centrado
na história de um príncipe herdeiro que reflete verdadeiramente o mundo da fantasia ou filmes
indianos; Stanley Ka Dabba (A Lancheira de Stanley) reflete as provações e tribulações de um jovem
menino que conquista o coração de todos (incluindo os espectadores); Drishyam (A Chantagem) é um
filme aclamado que consiste em muitas reviravoltas, e Tanu Weds Manu (Tanu se Casa com Manu) é uma
história de amor à primeira vista, mas com uma boa dose de drama!
Também gostaria de agradecer ao Banco do Brasil e ao CCBB pela parceria conosco para trazer este
maravilhoso mundo do cinema indiano para o Brasil!
Aproveitem os filmes!!
Suresh Reddy
Embaixador da India no Brasil
Bahubali
(The Beginning)
SINOPSE: 0 rei de Mahishmati,Amarendra Baahubalie sua esposa Devasena governaram o reino onde as
pessoas estavam vivendo em paz e prosperidade, até que um cruel ministro se junta com o rei
Bhallaladeva e captura o reino, matando Baahubali em uma grande guerra. Para evitar ameaças,
Bhallaladeva manda matar Devasena e seu filho, que conseguem fugir. Agora, o filho de Baahubali,
Shivudu, que é secretamente criado pela mãe de Bhallaladeva, volta para resgatar o reino de seus
pais.
DIRETOR: S. S. Rajamouli, é um diretor e roteirista indiano que trabalha principalmente no cinema
telugu. Ele é mais conhecido por dirigir filmes de fantasia de ação, como Magadheera sendo exibido
no American Fantastic Fest, Eega ganhando o prêmio de Melhor Filme Original no Toronto After Dark
Film Festival, Baahubali: The Beginning foi indicado ao American Saturn Award. de Melhor Ficção
Científica, Baahubali 2: O final ganhou o US Saturn Award de Melhor Filme Internacional e o
Australian Telstra People’s Choice Award. A série Baahubali se tornou a série indiana de maior
bilheteria de todos os tempos.
Encontrei um Tesouro Chamado Amor
(Prem Ratan Dhan Payo)
SINOPSE: Uma conspiração foi feita pelo irmão mais novo do príncipe Vijay para eliminá- lo dias
antes de sua coroação, que quer o trono, a riqueza e o poder para ele. Enquanto o príncipe se
recupera dessa tentativa de assassinato, um sósia de Vijay, Prem Dilwale, entra em cena. Esse homem
simples e de bom coração acaba de apaixonando pela noiva do príncipe, a princesa Maithili, e também
acaba consertando alguns erros de Vijay. Prem Ratan Dhan Payo é uma história de amor com muitas
complicações familiares.
DIRETOR: Sooraj R. Barjatya é um cineasta, produtor, roteirista e distribuidor indiano que trabalha
principalmente no cinema hindi. Ele é o atual presidente do conglomerado de mídia indiano Rajshri
Productions, fundado em 1947 por seu avô, Tarachand Barjatya e onde seus filmes são produzidos.
Rainha
(Queen)
SINOPSE: Rani é abandonada por seu noivo dois dias antes de seu casamento, quando ele sente que ela
é muito puritana para ele. 0 casal tinha planos de ir para Paris e Amsterdã para sua lua de mel.
Rani decide fazer a viagem sozinha. Sozinha em um Iugar desconhecido e Ionge de sua cultura, ela
acaba conhecendo pessoas, vivendo novas experiências e revivendo a mulher em si mesma.
DIRETOR: Vikas Bahl é um produtor de cinema, roteirista e diretor indiano conhecido por seu
trabalho principalmente no cinema Hindi. Ganhou três premios no National Film Awards e Filmfare
Awards por seu filme Queen, de melhor diretor.
Mary Kom
(Mary Kom)
SINOPSE: Mary Kom (Priyanka Chopra) é uma boxeadora indiana. Ela precisa enfrentar uma série de
obstáculos – como ser mulher, treinar arduamente, a reprovação por parte da família – para alcançar
seu sonho de ser campeã mundial de boxe. Depois de muita luta, ela torna-se cinco vezes campeã
mundial de Boxe.
DIRETOR: O cineasta de Bollywood Omung Kumar alcançou a fama com seu filme biográfico com as seis
vezes campeã mundial de boxe “Mary Kom” (2014), estrelado por Priyanka Chopra Jonas. Ele também
experimentou o sucesso com o filme “Sarbjit” (2016) baseado em um cidadão indiano condenado por
espionagem por um tribunal do Paquistão.
A Lancheira de Stanley
(Stanley-ka Dabba)
SINOPSE: Stanley estuda em uma escola de ensino médio só para meninos, em Mumbai. Enquanto seus
colegas de classe trazem suas próprias lancheiras de tiffin, Stanley não o faz sob o pretexto de
que sua mãe está ausente, e compartilha comida com Aman Mehra e outros para desgosto do professor
de hindi, Babubhai Verma, que não só bajula os colegas professores, mas praticamente obriga as
crianças a dividirem a comida com ele. Com aulas extras impostas a alunos e professores, e os
intervalos sendo dobrados, os pais também são obrigados a colocar mais comida nas lancheiras. Veja
o impacto que isso tem em Stanley, professores e colegas de classe.
DIRETOR: Amole Gupte é um roteirista, ator e diretor indiano, conhecido por seu trabalho no filme
de Bollywood de 2007 Taare Zameen Par, como diretor criativo e roteirista. Ele concebeu o filme
junto com sua esposa, Deepa Bhatia. Foi presidente da Children’s Film Society, Índia, de 2012 a 201
5.
A Chantagem
(Drishyam)
SINOPSE: Drishyam (A Chantagem) retrata como um homem decente chega a extremos para salvar sua
família do castigo depois que a família cometeu um crime acidental. É uma história madura
transformada para um melodrama que descreve uma família honesta forçada a cometer um crime em nome
da verdade e da honra.
DIRETOR: Jeethu Joseph é director, roteirista e produtor indiano, que trabalha predominantemente no
cinema malayalam, mas também em alguns filmes Tamil e Bollywood. Ganhou popularidade com o filme
Drishyam, que fez o maior sucesso de bilheteria.s
Tanu se Casa com Manu
(Tanu Weds Manu)
SINOPSE: Maonj Sharma (Manu) é um médico que vive em Londres. Ele volta à Índia a pedido de seus
pais para encontrar uma noiva para se casar. A primeira da fila é Tanuja Trivedi. Na hora da
reunião, seus pais afirmam que ela está doente e tomou alguns comprimidos que Ihe fizeram ficar
sonolenta. Enquanto Manu fala com ela, ele descobre que ela está dormindo, assim, não ouviu tudo o
que ele disse. Após vê-la, ele se apaixona por ela. Durante uma viagem juntos, Tanu diz a Manu que
ela tinha tomando os comprimidos intencionalmente para dormir, tentando assim ser rejeitada por
ele.
DIRETOR: Anand L. Rai é um diretor e produtor de cinema hindi conhecido por filmes de comédia
romântica Tanu se casa com Manu, Raanjhanaa. Depois de estudar em Delhi, ele fez engenharia da
computação em Aurangabad, Maharashtra.
ABERTURA PARA 0 PUBLICO
18h30 BAMUBAÊI (BAHUBAül
Concerto de Música Clássica Indiana
Com André Luiz Oliveira (Sitar) e Edgar Bueno (Tabla) e Banda Divino Kirtan
Os músicos André Luiz Oliveira, no sitar, e Edgar Bueno, na tabla, apresentarão no Centro Cultural
Banco do Brasil, em Brasília, um concerto de música clássica indiana no estilo tradicional, como é
executado na Índia, país de origem. Ambos são estudiosos da música clássica e popular indiana,
desde a década de oitenta, cada um na pesquisa e estudo do seu
instrumento. Executarão uma ”Raga” dentro dos preceitos da tradição. A Banda Divino Kirtan,
composta de 4 pessoas, vai tocar instrumentos tradicionais indianos (harmônio, mrdanga, kartas, guitarra) e
cantar músicas devocionais inspiradoras.
19 FEVEREIRO SÁBADO
16h00 A LANCHEIRA DE STANLEY
(stanley-ka dabba)
18h30 A CHANTAGEM (drishyam)
20 FEVEREIRO DOMINGO
mrdanga, kartas, guitarra) e cantar
16h00 TANU SE CASA COM MANU
músicas devocionais inspiradoras.
18h30 BAHUBALI
(tanu weds manu)
(bahubali)