O Fórum pretende realizar vivências e experimentações com caráter dinâmico às novas gerações
O Serviço Social do Comércio (Sesc-DF) visa a garantir, por meio de suas ações, o direito à participação dos indivíduos na vida cultural no Distrito Federal, difundir o patrimônio material e imaterial, além de salvaguardar e difundir o conhecimento, pensando nisso o SESC realizará o II Fórum Regional Sesc de Juventudes #COLAnoLABmais, sob a temática “Economia criativa e a monetização da arte”, que será realizado nos dias 14 e 15 de outubro, No Sesc 504 Sul.
O acesso da juventude à cultura e à arte, além de direito constitucional inalienável, é condição primordial para sua formação cidadã integral, nas mais diversas experiências de formação, fruição e criação, colaborando de modo ativo na inserção de adolescentes e jovens na construção subjetiva, social, econômica e política em que se inserem, e na visibilidade e reconhecimento das questões que determinam essas dinâmicas, fortemente marcadas, no Brasil, por processos de desigualdade, exclusão e apagamentos.
Segundo o diretor de Programas Sociais do Sesc-DF, Guilherme Reinecken, 9 jovens da periferia foram selecionados pelo SESC e terão acesso ao laboratório de arte e tecnologia. “Estamos bastante satisfeitos de poder oportunizar esse trabalho inclusivo a esses jovens, que por meio da tecnologia terão acesso aos trabalhos práticos de produção de artes e vão se capacitar melhor, isso naturalmente facilitará o aceso deles ao mercado de trabalho”, pontua o diretor.
O projeto tem o propósito de intervir na realidade, com uma iniciativa que estimula o desenvolvimento artístico, por meio de produções culturais e reelaboração de outras narrativas e interpretações da realidade, por parte das novas gerações.
O Laboratório Sesc de Artes, Mídias, Tecnologias e Juventudes é um espaço conceitual, criativo, experimentativo, que visa a realização e o desenvolvimento de ações educativas, com foco no trabalho com as juventudes, por meio da utilização das tecnologias. Este laboratório é uma aposta no desenvolvimento do ser humano, tendo em vista uma melhor compreensão de si mesmo, do mundo, de suas potencialidades, do contexto em que vive e da sua capacidade de realizar escolhas e colaborar com a sociedade.
Confira a Programação
II Fórum Regional Sesc de Juventudes #COLAnoLABmais – Economia criativa e a monetização da arte
Data 14 e 15 de Outubro de 2022
• Dia 14 de outubro, Sexta – feira
19h Exibição de longa-metragem – A cor do amor Direção: Lawanda
20h – Painel “A representatividade no audiovisual e como monetizar com o audiovisual”
Convidados: Cinese audiovisual – Leonardo Monteiro, Lawanda
Mediadores: Benedita e Mari
20h30 – Apresentação da DJ Odara
• Dia 15 de outubro, Sábado
15h – Painel “A influência da cultura africana e afro-brasileira nas artes e o não reconhecimento dessas origens por parte do mercado criativo”
Convidados:
Chico Piaui
Ana Flávia Barbosa do DUCA Coletivo
Mediadores: Luiza e Yalodê
16h – Roda de conversa: “Como monetizar com as artes visuais para além das paredes”
Convidados:
Flávio Soneka – grafiteiro
Marina Alves e LOBA MAKUA – Sebastianas
Mediador: Jeff e Raíto
Convidados:
Flávio Soneka – grafiteiro
Marina Alves e LOBA MAKUA – Sebastianas
Mediador: Jeff e Raíto
17h – Intervenção artística de grafite com Flávio Soneka
18h – Painel “Economia Criativa arte urbana – DJ e dança Breaking”
Convidados: Sandra Kelly – BSBGIRLS,Fabgirl e DJ Ketlen
Convidados: Sandra Kelly – BSBGIRLS,Fabgirl e DJ Ketlen