Morar no exterior: experiência profissional e pessoal
Cultura Turismo

Morar no exterior: experiência profissional e pessoal

O sonho de morar fora do País é comum entre os brasileiros. Diante do aumento da violência nas grandes cidades, cada vez mais pessoas cogitam ir embora do Brasil. Há aqueles que conquistam esse sonho e descobrem, logo depois, que eram mais felizes na terra natal. Flaviano Oliveira Silva, Coordenador Técnico da Gerência de Consultoria e Serviços Especializados da Tecnisys, não tinha nos planos ir morar em Portugal, mas não recusou o convite quando resolveu participar de um processo seletivo em janeiro de 2018.

Foram diversas etapas percorridas, em quatro meses, até chegar o momento de vender tudo e ir com a sua família (esposa e duas filhas) para a terra de Fernando Pessoa, uma espécie de Eldorado no imaginário dos brasileiros. Flaviano foi atuar na mesma área que trabalhava no Brasil, porém com apenas um cliente “Em Portugal eles são mais conservadores na área de tecnologia. No Brasil somos mais dinâmicos, mais arrojados. Atendemos vários clientes ao mesmo tempo”, comenta. O coordenador atendeu durante a sua experiência no exterior apenas um cliente a cada vez.

Em Portugal profissionais na área de tecnologia WSO2 é escassa. É comum “importar” brasileiros para atuarem no país. “Fui indicado por um colega brasileiro que já está trabalhando fora há mais de 2 anos”, conta. “Apesar deles não terem especialistas em algumas áreas, durante o período em que estive por lá aprendi muito”, comemora.

A aventura em terras lusitanas durou um pouco mais de um ano (abril de 2018 a julho de 2019). A adaptação à cultura local, os problemas com o visto e documentação e a saudade dos familiares e amigos foram os motivos para decidir voltar para o Brasil. “Foi um período de intensas experiências, positivas e negativas, onde voltar pareceu a melhor decisão, antes que estivéssemos desgastados demais”, explicou.

O laço com a Tecnisys nunca foi desfeito. Mesmo longe, Flaviano manteve contato com seus colegas e quando resolveu, junto com a sua família, voltar, retomou as suas atividades na empresa. “Com a experiência que ele adquiriu e a facilidade que sempre teve de adaptação nos fez convidá-lo a integrar a nossa equipe novamente. Não poderíamos deixar no mercado um profissional tão qualificado”, conta Clara Larissa Barbosa, Gerente de Consultoria e Serviços Especializados. “Cheguei e no dia seguinte estava de volta à Tecnisys. De volta para casa”, comemora Flaviano.

Portugal como destino

Jessyca Oliveira, Especialista Big Data da Tecnisys, também teve uma curta experiência em Portugal no ano de 2018. Atuou em um banco de investimentos francês na área de análise, migração e tratamento de dados. “Durante os meses que estive fora do Brasil as minhas funções eram bem restritas ao meu cargo.

Hoje, na Tecnisys, tenho oportunidade de aprender novas ferramentas e tecnologias, não ficamos restritos apenas uma”, explica Jessyca. A especialista em Big Data aceitou o convite de voltar da Europa para se dedicar aos projetos desenvolvidos pela Tecnisys “Já conhecia o trabalho da empresa e me identificava com ele. Trabalhar com Big Data, uma área que está em constante crescimento, sempre foi desafiador”, comenta Jessyca que já está na empresa há um ano e quatro meses.