Repatriação de brasileiros da Cisjordânia
Internacional

Repatriação de brasileiros da Cisjordânia

Novo voo de repatriação, transportando 32 brasileiros e familiares egressos da Cisjordânia, decolou de Amã hoje, 01/11, com destino ao Brasil. Após escala no Recife, o voo deverá pousar em Brasília no início da manhã desta quinta-feira, 2/11.

Trata-se de voo de oportunidade realizado, por determinação do Senhor Presidente da República, com aeronave presidencial que aguardava, no Cairo, a repatriação dos brasileiros a serem evacuados de Gaza e que está sendo substituída por outra de igual porte.

O Ministério das Relações Exteriores, por meio do Escritório de Representação em Ramala e das Embaixadas em Amã e Tel Aviv, providenciou veículos e garantiu a passagem dos nacionais por postos de fronteira administrados por Israel e Jordânia, na ponte Allenby/Rei Hussein, além de seu traslado, em segurança, de diferentes pontos na Cisjordânia até o aeroporto de Amã.Brasília (DF) 01/11/2023 – Grupo de 33 brasileiros são repatriados da Cisjordânia, na Palestina
Foto: Representação Brasileira em Ramala/Divulgação

No total, desde o dia 10/10, 1445 pessoas deixaram Israel e a Cisjodânia em nove voos da FAB, no âmbito da Operação Voltando em Paz.

O Ministério das Relações Exteriores mantém a orientação, como tem feito desde a eclosão do conflito, no sentido de que todos os nacionais em Israel e na Cisjordânia que possuam passagens aéreas, ou condições de adquiri-las, embarquem em voos comerciais a partir dos aeroportos de Amã e Tel Aviv, que seguem operando.

O governo brasileiro volta a desaconselhar quaisquer deslocamentos não essenciais para a região.

Os plantões consulares da Embaixada em Tel Aviv (+972 (54) 803 5858) e do Escritório de Representação em Ramala (+972 (59) 205 5510), com “WhatsApp”, permanecem em funcionamento para atender nacionais em situação de emergência. O plantão consular geral do Itamaraty também pode ser contatado por meio do telefone +55 (61) 98260-0610.