Através da colagem digital, artista visual Akimi Watanabe reflete sobre “apagamentos femininos” nas culturas oriental e ocidental
A artista visual brasileira descendente de japoneses Akimi Watanabe abre a exposição “Silenciamentos Indomáveis” no Espaço Cultural Renato Russo, dia 7 de outubro de 2022, a partir das 19h30. Com curadoria de Rogério Carvalho, a artista apresenta 25 obras em colagem digital, impressas sobre papel ou canvas e que tratam das imposições masculinas, impedimentos cotidianos e sobretudo dos apagamentos femininos nas culturas oriental e ocidental.
As obras foram elaboradas no intervalo pandêmico que impôs à reclusão, ao isolamento e ao olhar intimista direcionado a espaços que jamais receberiam tanta atenção. Foram tempos de introspecção e de análise aos pequenos detalhes. Surgiu, então, a pesquisa “Silenciamentos Indomáveis”.
Torna-se disruptivo ocupar espaços de importância em tempos sombrios, de tantas incertezas, e consequentemente, amplificar discussões sobre temas tão significativos. Na apresentação dessa série a artista afirma: “As limitações apresentadas às mulheres, cotidianamente, foram o gatilho para que minha densidade genética fosse amplificada. Desse modo, em face às mazelas do mundo contemporâneo que impõem às minorias uma não-liberdade, subverto essa construção de tanta violência ao materializar em minhas obras essa luta, ante um opressor intermitente. Assombrada por não-verdades de que vivemos em um ambiente onde garantias de liberdade de voz e corpo foram conquistadas no século XXI, referendo que é necessário continuar abrindo espaço para manifestações autênticas de cultura, raça e gênero.”
Watanabe, finaliza com uma citação de autoria desconhecida: “A arte amplia o que é ser humano para além da sobrevivência diária”.
Silenciamentos Indomáveis, de Akimi Watanabe
Galeria Parangolé- Espaço Cultural Renato Russo
Vernissage: 07/10 às 19h30
Visitação: de terça a domingo, das 10h às 20h
Até 20/11