160 profissionais afro-brasileiros e indígenas participam do programa de proficiência em língua inglesa – Access E2C
Educação

160 profissionais afro-brasileiros e indígenas participam do programa de proficiência em língua inglesa – Access E2C

Com início no dia 1 de março, o programa de proficiência em língua inglesa, Access E2C, promovido pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil, em parceria com o Grupo +Unidos, oferecerá capacitação de 210 horas de aulas on-line para 160 profissionais em início de carreira, afro-brasileiros e indígenas de todos os estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal.   

O programa Access E2C será oferecido durante todo o ano de 2021 e será conduzido por profissionais experientes no ensino da língua inglesa. O grupo de professores do Access E2C, pertencentes a comunidades afro-brasileiras e indígenas de todo o Brasil, recebem treinamentos constantes do Escritório de Ensino de Língua Inglesa (RELO) da Embaixada e Consulados dos EUA.   

 Atividades extracurriculares, como mentorias e discussões com profissionais das carreiras de interesse dos alunos, são um diferencial do programa. Além disso, ao fim do curso, cada participante será submetido ao TOEIC (Teste de Inglês para Comunicação Internacional), exame que mede o nível de proficiência no idioma e com certificação reconhecida internacionalmente, tanto no mercado de trabalho como em universidades.  

 Com mais de 1.800 inscritos para o programa de 2021, a lista dos selecionados pode ser encontrada no link https://maisunidos.org/accesse2c/.  

O programa “English Access Microscholarship”, ou apenas Access, acontece em nível mundial desde 2004 e é patrocinado pelo Departamento de Estado norte-americano em mais de 86 países. No Brasil, mais de 2.500 participantes já se beneficiaram do programa desde seu início em 2008.   

  Sobre o Escritório de Ensino de Língua Inglesa da Embaixada e Consulados dos EUA:   

 O Escritório de Ensino de Língua Inglesa (RELO) da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos fortalece a parceria estratégica EUA-Brasil através da capacitação de professores e alunos quanto ao aprendizado da língua e cultura norte-americanas por todo o Brasil. Situado na Embaixada dos EUA em Brasília, o RELO relaciona-se com o Ministério e Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, associações de professores de inglês, universidades públicas e privadas, assim como outros parceiros no intuito de oferecer oportunidades para capacitação profissional e educacional, bem como programas de intercâmbio e materiais para professores e alunos de inglês. Para mais informações, acesse https://br.usembassy.gov/education-culture/english-teaching-learning/  

  

Sobre o Grupo +Unidos: 

 

O +Unidos, associação sem fins lucrativos, é um fundo de investimento social colaborativo idealizado pela Embaixada dos EUA, por meio da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID). O Grupo, formado por grandes empresas atuantes no Brasil, tem trabalhado desde 2008 na capacitação dos jovens brasileiros por meio do desenvolvimento de iniciativas voltadas à educação e à formação tecnológica, propondo uma nova forma de pensar os esforços em responsabilidade social que são hoje realizados no país. Para mais informações, acesse: www.maisunidos.org