Participação do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA no Exercício Formosa da Infantaria Naval do Brasil
Geral

Participação do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA no Exercício Formosa da Infantaria Naval do Brasil

EUA oferecem oportunidade para jovens líderes comunitários

O Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos no Sul iniciou sua participação no Exercício Formosa da Infantaria Naval Brasileira (CFN), um importante exercício militar brasileiro com a participação dos EUA, destinado a aprimorar a parceria de treinamento entre o Corpo de Fuzileiros Navais dos dois países, além de fortalecer a segurança regional. 

 O Exercício Formosa envolverá uma série de atividades de treinamento conjunto para melhorar a interoperabilidade, prontidão e entendimento mútuo entre duas forças, incluindo a Força Aérea Brasileira e o Exército. O exercício deste ano foca no treinamento da força de reação rápida do CFN, verificação de capacidades expedicionárias e coordenação dos disparos de todas as suas armas. O exercício conta com mais de 2.500 participantes. 

 O exercício começou com um movimento logístico terrestre do Rio de Janeiro a Formosa, percorrendo mais de 1.600 quilômetros, para transportar tropas e equipamentos e montar uma base expedicionária. 

 O Brasil e os EUA compartilham uma parceria de cooperação de segurança longa e multifacetada que desempenha um papel significativo na promoção da estabilidade regional e no enfrentamento de desafios de segurança comuns no Hemisfério Ocidental. Esta parceria é caracterizada por esforços colaborativos em várias áreas, incluindo cooperação militar, contraterrorismo, cibersegurança, assistência humanitária e resposta a desastres. 

 “O Exercício Formosa representa a parceria forte e duradoura de 200 anos entre o Brasil e os Estados Unidos”, disse o tenente-general Leonard Anderson, comandante da MARFORSOUTH e das Forças de Reserva do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA. “Trabalhando lado a lado, nossas forças não estão apenas aprimorando nossa capacidade de operar juntas, mas também reafirmando o compromisso compartilhado com a segurança e estabilidade do Hemisfério Ocidental. Este exercício é um testemunho do respeito mútuo, confiança e profissionalismo de nossas forças.” 

 Este ano, fuzileiros navais dos EUA do 1º Batalhão, 24º Regimento de Fuzileiros Navais e da 3ª Companhia de Ligação de Tiro Naval Aéreo, ambas da Força de Reserva do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, participarão do Exercício Formosa. 

 O Brasil e os EUA participam regularmente de exercícios militares conjuntos, como o Exercício Formosa, o Exercício UNITAS e diversos intercâmbios de especialistas e simpósios de infantaria naval, que visam melhorar a interoperabilidade, prontidão operacional e compreensão mútua entre suas forças armadas. Esses exercícios cobrem uma ampla gama de operações, incluindo guerra anfíbia, combate urbano, manutenção da paz e assistência humanitária. 

 “Nossa colaboração com a Infantaria Naval Brasileira no Exercício Formosa destaca a importância da cooperação internacional na manutenção da segurança regional”, disse Anderson. “Este exercício combinado e conjunto nos permite construir prontidão de combate como uma equipe, e é uma honra estarmos aqui. Juntos, somos mais fortes e mais capazes de garantir a segurança e o bem-estar de nossas nações.” 

 O Exercício Formosa, um evento chave na cooperação militar entre as duas nações, é um componente vital da estratégia mais ampla do Comando Sul dos EUA para construir fortes parcerias com nações aliadas no Hemisfério Ocidental. Através de exercícios como este, os dois países demonstram seu compromisso compartilhado com a paz, segurança e prosperidade na região. O Brasil foi declarado Aliado Importante Extra-OTAN dos EUA em 2019. 

 As Forças do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA no Sul são o componente do Corpo de Fuzileiros Navais para o Comando Sul dos EUA, responsável pelo planejamento de exercícios, operações e apoio geral do Corpo de Fuzileiros Navais para a área de responsabilidade atribuída ao SOUTHCOM.