Cidade do Vaticano, segunda-feira, 10 de fevereiro – Khaled El Enany, candidato ao cargo de Diretor-Geral da UNESCO, foi recebido pelo Papa Francisco em audiência privada no Vaticano.
A discussão centrou-se na necessidade urgente de reforçar o diálogo intercultural como meio de combater o extremismo e promover uma cultura de paz. Numa época de crescentes tensões globais e crescente extremismo, construir pontes entre culturas e religiões nunca foi tão crucial. Neste contexto, Khaled El Enany reuniu-se com Papa Francisco para um intercâmbio centrado no papel do diálogo intercultural na promoção paz.
Durante séculos, o diálogo inter-religioso e intercultural tem sido uma pedra angular da entendimento. Neste contexto, o Papa Francisco – o primeiro pontífice latino-americano – encarna uma visão de fraternidade e respeito mútuo que não é apenas um ideal, mas uma necessidade para a construção um mundo mais pacífico e inclusivo. na defesa do pluralismo e promoção do respeito entre culturas: “A ignorância e a divisão alimentam o conflito. A UNESCO deve ser a força motriz por trás de um diálogo global baseado na educação, cultura, ciência, comunicação e informação. Mensagem de fraternidade universal do Papa Francisco ressoa profundamente com esta missão”, afirmou. Com este compromisso partilhado, Khaled El-Enany reafirma a sua dedicação em tornar a UNESCO um guardião da herança cultural e espiritual da humanidade, ao mesmo tempo que promove ativamente a paz convivência por meio do conhecimento e do respeito mútuo.