Carlos Lupi, presidente nacional do PDT, e Everton Gomes, Vice -Presidente da Fundação Leonel Brizola, no Rio, Mestre em Ciência Política e graduado em Direito pela UFRJ, promoveram encontro sobre Segurança Pública, em homenagem póstuma ao ex-secretário da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, Coronel Nazareth Cerqueira, que morreu há 20 anos.
Em 1983, logo após a posse de Leonel Brizola, o coronel Nazareth Cerqueira foi nomeado secretário da Polícia Militar. Responsável pela mudança no estilo de trabalho da corporação, que, com a redemocratização do Brasil, aproximou-se da política de Direitos Humanos, o coronel Nazareth Cerqueira desenvolveu um Plano Diretor para a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Questionava o uso repressivo da instituição. E a importância de sua relação com a sociedade.
Do debate na Fundação Leonel Brizola, participaram a delegada Martha Rocha, atualmente deputada estadual e pré-candidata do PDT à Prefeitura do Rio de Janeiro, o ex-comandante da PM do Rio de Janeiro, Coronel Ibis Pereira, o historiador Oswaldo Munteal.