março 6, 2026
Geral

Sindilabs-GO cobra repasses na saúde de Goiânia e alerta para possíveis interrupções de serviços

Sindilabs-GO cobra repasses na saúde de Goiânia e alerta para possíveis interrupções de serviços Geral

O Sindicato dos Laboratórios de Análises e Bancos de Sangue no Estado de Goiás (SINDILABS-GO) denuncia o agravamento da crise na gestão da saúde pública em Goiânia diante do não cumprimento, por parte da Secretaria Municipal de Saúde, dos repasses financeiros devidos aos prestadores de serviços credenciados ao SUS.

Os valores em atraso referem-se aos recursos federais do Fundo de Alta e Média Complexidade (MAC), competência outubro de 2025, transferidos pelo Ministério da Saúde ao Fundo Municipal de Saúde de Goiânia no dia 4 de dezembro. Conforme contratos vigentes, os pagamentos deveriam ter sido efetuados até o quinto dia útil após o repasse, o que não ocorreu até o momento

Segundo o SINDILABS-GO, a retenção indevida desses recursos, que possuem destinação exclusiva para o pagamento dos serviços já prestados, expõe uma falha grave na condução administrativa da saúde municipal e compromete diretamente a continuidade dos atendimentos à população. Mesmo após diversas tentativas de diálogo institucional, a Secretaria Municipal de Saúde não apresentou solução concreta, limitando-se a promessas sem prazo definido

A presidente do SINDILABS-GO, Christiane Maria do Valle Santos, alerta para o risco iminente de colapso nos serviços complementares de saúde.

“Estamos diante de uma situação extremamente grave. Os prestadores já realizaram os serviços, os recursos federais já estão na conta do município, e, ainda assim, os pagamentos não são feitos. Essa conduta é inadmissível e empurra a saúde de Goiânia para uma crise ainda mais profunda. Sem o repasse, muitos serviços podem ser interrompidos”, afirmou.

O sindicato destaca que os laboratórios, bancos de sangue e demais prestadores atuam no limite financeiro e que a manutenção dos atrasos inviabiliza a compra de insumos, o pagamento de funcionários e a continuidade de exames, diagnósticos e procedimentos essenciais para a rede pública.

Diante da gravidade do cenário, o SINDILABS-GO formalizou denúncias ao Ministério Público, ao Ministério Público de Contas e ao Conselho Municipal de Saúde, solicitando providências urgentes e a adoção das medidas legais cabíveis para responsabilização dos gestores e regularização imediata dos pagamentos

“O que está em jogo não é apenas a situação financeira das empresas, mas o atendimento direto à população. A persistência desse problema demonstra o avanço de uma crise de gestão que já começa a impactar, de forma concreta, a assistência em saúde em Goiânia”, reforçou a presidente.

O SINDILABS-GO afirma que seguirá adotando todas as medidas institucionais e legais necessárias até que os repasses sejam normalizados e a prestação dos serviços de saúde à população seja garantida.