Parecer sobre o direito de indenização
Rio de janeiro

Parecer sobre o direito de indenização

Parecer sobre o direito de indenização Rio de janeiro
CREATOR: gd-jpeg v1.0 (using IJG JPEG v62), quality = 100?

O  advogado e especialista em Direito Constitucional, Professor Emérito da Unirio, Aurélio Wander Bastos, elaborou parecer sobre o direito de indenização para as famílias que receberam da União certidões de óbito por motivos políticos.  

 Aurélio Wander vai encaminhar, em breve, o seu parecer à OAB-RJ e ao IAB.  

  ”  A Constituição Brasileira de outubro de 1988,  garante,  em seus dispositivos  a homenagem, aos perseguidos e torturados,  

por todo e qualquer ato político (ver o artigo
5°nos Termos da Convenção contra a tortura, penas cruéis, atos desumanos ou degradantes, conforme  Res.39/46da AGNU, de 10.12.84) ” – disse Aurélio Wander Bastos.  

   De acordo com o jurista,  “a  par deste texto, a Constituição, cumulativamente,
 tem uma vocação libertária de compromisso com a pessoa humana e , mesmo no seu preâmbulo, dispõe que está voltada para assegurar os direitos individuais, a liberdade  e a dignidade das pessoas humanas. Na verdade, não temos disposições explícitas por morte ou assassinato , mas extensivamente se pode entender política  e/ou juridicamente que  essas vítimas de morte  ou assassinato são vitimas da tortura, de penas cruéis, desumanas ou degradantes Este é nosso parecer” – afirmou Aurelio Wander Bastos. 

   Na foto, Aurélio Wander Bastos, com o ex-ministro Bernardo Cabral, em solenidade na Unirio.