Em países como os Estados Unidos, Coreia do Sul, Chile e no Brasil, pastores evangélicos e líderes religiosos ganharam as manchetes dos jornais por um motivo diferente de alcançar uma graça ou milagre no que tange à pandemia.
O pastor Antonio Junior, escritor de quatro livros e dono do maior canal evangélico do YouTube em português é um dos principais influenciadores digitais do segmento cristão, com mais de 7 milhões de seguidores. Ele acredita que há grande perigo em um discurso extremista em nome da fé: “Lamento que alguns supostamente em nome de Deus e da fé nEle se façam valer de irresponsabilidade e extremismo, colocando tantas vidas em risco.
Antonio Junior também ressalta que o cristão precisa ser exemplo na sociedade: “o que vemos na Bíblia é a Igreja Primitiva seguindo o que disse Jesus, que temos de dar ‘a César o que é de César’ e ‘obedecer as autoridades terrenas’, e isto vai desde sermos verdadeiros na hora de pagarmos os nossos tributos até obedecer os decretos que proíbem cultos públicos e aglomerações por medidas de segurança.
Fé x Coronavírus
Para o pastor, ter fé é fundamental para atravessar este momento difícil que estamos enfrentando: “Jesus não prometeu que seríamos super heróis, mas garantiu que Ele venceríamos tudo. Ele disse ‘no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo porque eu venci o mundo’. Ou seja, a promessa não é que seríamos imbatíveis e isentos de passar por provas e momentos como estes, mas que através da fé poderíamos sim vencer não somente a doença mas toda e qualquer dificuldade, sem extremismos, sem tentar provar para os outros que temos poder, sem arrogância. Jesus era manso e humilde e assim nós também devemos ser, orando uns pelos outros, crendo na cura e pedindo a Deus uma resposta não apenas para nós, mas para todo o mundo neste momento difícil.”