Dia Mundial de Combate ao Câncer
Saúde

Dia Mundial de Combate ao Câncer

Num país onde 60 mil mulheres são diagnosticadas anualmente com câncer de mama, o dia 4 de fevereiro deste ano tem um motivo a mais para ser lembrado na capital paranaense. Um exame de ponta, que pode evitar a indicação da quimioterapia foi liberado pela Unimed Curitiba, abrindo a possibilidade para que outros planos sigam a mesma conduta.

O Oncotype – uma análise genética do tumor até agora liberada apenas por ordem judicial – é indicado para pelo menos 60% dos novos casos. Isso significa dizer que, mulheres com tumores de um a cinco centímetros, que ainda estão restritos à mama, receptores de estrogênio e/ou progesterona positivos, HER2 negativo, e axilas livres da
presença de células cancerígenas (linfonodos negativos) podem ter indicação para exame.

Atualmente já se sabe que quase 50% dos casos descritos acima, não precisam de quimioterapia e podem se beneficiar de outros tratamentos mais assertivos, como a imunoterapia, por exemplo.

Porém, apenas com o resultado dessa análise genética os médicos podem ter certeza de que a quimioterapia não será eficiente. Sem esse ele o protocolo adotado, por segurança, é a administração de quimioterápicos.
Um estudo de viabilidade foi realizado por mastologistas curitibanos ligados à Sociedade Brasileira de Mastologia, demonstrando os múltiplos benefícios da liberação desse exame.

Para o Dr. Cleverton Spautz, membro da SBM e que fez parte desse estudo, os ganhos são para todos os envolvidos. “Só vejo vantagens nisso. Com esse exame, menos pacientes serão submetidas à quimioterapia, resultando em economia para os planos de saúde, uma vez que o tratamento quimioterápico tem um custo muito elevado.

Além disso, nós médicos passaremos a contar com a popularização de uma ferramenta eficiente e as pacientes vão se sentir muito mais confiantes, podendo passar pela doença com mais qualidade de vida, menos efeitos colaterais e de um modo muito humano.”

Dr. Cleverton Cesar Spautz f: 41 3335-3300 / 99951-3002
Mestre em Tocoginecologia pela UFPR
Professor de Tocoginecologia da UFPR entre 2008 e 2013
Mastologista do Centro de Doenças da Mama
Especialização em Oncoginecologia pela UFPR
Membro do Centro de doenças da Mama – Oncoclínica