Compartilhar o bem e ajudar aqueles que mais precisam é o objetivo da Campanha da Boação 2020. Promovida pelo Instituto Bancorbrás, em parceria com os Institutos Sabin, BRB e Cooperforte, a ação visa beneficiar 8 instituições sociais no Brasil. Em 2020, devido a pandemia do novo coronavírus, a iniciativa precisou ser reformulada e será feito um fundo de apoio às instituições e todo recurso arrecadado será depositado nas contas correntes das entidades.
Segundo Jorge Tomio, Diretor Executivo do Instituto Bancorbrás, a campanha foi adaptada como uma forma de manter a segurança das instituições e dos beneficiados. “E, diante desse cenário, a instituição terá a oportunidade de investir o recurso arrecadado nas principais necessidades do momento como: compra de mantimentos, pagamentos de contas e salários atrasados e outros”, aponta Tomio.
“O novo formato irá atender instituições sociais que se encontram em situação de vulnerabilidade no período da pandemia Covid-19 e permanecem auxiliando seus assistidos e as comunidades em que estão inseridas. Dessa forma, o recurso financeiro arrecadado estará auxiliando não só a instituição, mas também colaboradores, famílias e grande parte da comunidade”, aponta o Gerente Executivo do Instituto Sabin, Fábio Deboni.
A prioridade é cuidar dos mais vulneráveis neste momento, segundo Romes Ribeiro, Presidente do Instituto BRB. “A vulnerabilidade social, já existente mesmo antes da pandemia de Covid-19, expõe agora um quadro alarmante de desigualdade financeira, que impede muitos de se protegerem adequadamente. Neste ínterim, é de suma importância a participação na campanha Boação, que proverá várias instituições com insumos básicos”, comenta.
José Rogaciário dos Santos, Presidente do Instituto Cooperforte, também reforça a importância da união em momentos de crise. “Estamos agradecidos em fazermos parte dessa rede de solidariedade. Estamos a cada ano aprimorando a nossa percepção e buscando entender cada vez mais como promover a equidade e a inclusão social. Novamente juntos, a Rede de Investidores Sociais do DF da qual o Instituto Cooperforte é parte, sente-se honrada e confiante no sucesso dessa Campanha”.
Até o dia 3 de julho, as doações poderão ser feitas na conta do Banco do Brasil do Instituto Bancorbrás:
Agência: 3382-0
Conta: 7.588-4
Instituto Bancorbrás
CNPJ: 10.588.378/0001-01
As instituições que serão beneficiadas pela Campanha são:
Mulheres Negras Contra o Covid, de Rio de Janeiro-RJ;
Rede Rua Contra o COVID, de Fortaleza-CE;
Escola Maria Teixeira, de Luziânia-DF;
Vila do Pequenino Jesus, de Brasília-DF;
Cooperativa Renascer, de Brasília-DF;
Comissão Guarani Yvyrupa, de Porto Alegre-RS;
Centro Social Luterano Cantinho do Girassol, de Ceilândia-DF;
ASCOM – Associação Comunitária de São Sebastião-DF.
Realizada há nove anos, cerca de 24 mil pessoas já foram atendidas pela campanha, direta ou indiretamente. Em 2019, a Boação arrecadou mais de 2 toneladas de donativos, entre roupas, cobertores, sapatos, bolsa e acessórios e beneficiou 45 instituições em todas as regiões do Brasil.