Gigantes como Cheesecake Factory, Gap, Zara e Starbucks têm tido dificuldade para pagar os altos aluguéis em meio à queda das vendas. Enquanto isso, outras gigantes, entre elas GNC, Neiman Marcus, Pier 1 Imports, Hertz e Cirque du Soleil pediram concordata. A Victoria’s Secret, por exemplo, fechou 250 lojas somente nos Estados Unidos e no Canadá, assim como a marca espanhola Zara.Créditos de: Divulgação / MF Press Global
Os Estados Unidos vêm enfrentando um boom de pedidos de renegociação de aluguéis de espaços comerciais. Estas grandes marcas, como a Cheesecake Factory, têm se forçado a dispensar milhares de funcionários por não conseguirem arcar com os elevados custos fixos, o principal deles, o aluguel.
O empresário brasileiro afirma que a falta de flexibilidade dos proprietários de espaços comerciais tem sido a maior barreira enfrentada. “Muitos culpam o coronavírus e os grandes sites de compra e venda pela internet, é claro que as vendas caíram neste período, mas o motivo da mortes de lojas e restaurante é o alto custo fixo”, explica Harary. Ele tem visto relatos de empresários norte-americanos e brasileiros que receberam cartas de despejo dos proprietários dos imóveis, “Isso é um absurdo, os donos de shopping têm tratado cada loja como se fosse a única a não estar pagando o aluguel”, afirma.
Um modelo defendido por Richard Harary é o adotado por grandes sites de venda, como a Amazon. A cobrança é de acordo com a porcentagem das vendas. Esta forma permitiria manter os espaços em funcionamento e evitar um colapso semelhante ao de 2008, quando os Estados Unidos enfrentaram uma recessão econômica decorrente da crise imobiliária.
Harary oferece consultoria a quem deseja abrir negócios, ele alerta que o contrato de locação deve ser analisado minuciosamente para evitar problemas futuros, como estes. “Sempre oriento como deve ser assinado um contrato de locação”, revela Harary.
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