Escolas investem no ensino de inglês
Educação

Escolas investem no ensino de inglês

Colégio Marista Asa Sul constrói o próprio cursinho, dentro da escola

Colégio Marista Asa Sul constrói o próprio cursinho, dentro da escola

Fazer intercâmbio, investir em uma carreira internacional, viajar para o exterior, ampliar os horizontes. Não importa a motivação, mas o primeiro passo para quem quer se lançar no mundo é dominar um novo idioma. No caso, o inglês é uma ótima opção por ser a língua mais falada no mundo. São 1.268 milhões de falantes, segundo dados do Ethnoloque languages of the World.

Pensando nesse alcance, o colégio Marista Asa Sul investiu e iniciou, neste ano, o English Connection, um projeto próprio de curso de inglês dentro da escola. “Nós estamos oferecendo o mesmo que as escolas de línguas oferecem, sem cobrar por isso”, enfatiza a coordenadora de Internacionalização Luciana Sampaio Drumond.

A primeira fase do projeto está sendo implantada nas turmas do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental. Nos próximos dois anos, as aulas serão estendidas para o 8º e 9º anos. “Vamos preparar os alunos para que eles sejam aprovados na prova de Cambridge e outras provas de proficiência da língua”, projeta Luciana.

A coordenadora detalha todos os passos do curso. Primeiro, os alunos fazem uma prova de nivelamento de inglês, depois, são separados em cinco salas construídas especificamente para o curso e equipadas para atender, no máximo 15 alunos, de acordo com o nível de inglês dos estudantes. Os alunos fazem quatro aulas semanais, ministradas por sete professores. Ao longo do ano, os trabalhos desenvolvidos em sala de aula serão incluídos na plataforma bulb, portfólio digital bastante útil na vida acadêmica dos alunos.

Para promover a interatividade e tornar as aulas mais interessantes, os professores utilizam os mais variados games de sites como baamboozle, Kahoot!, dentre outros recursos tecnológicos. “Os nossos professores são dinâmicos em sala de aula, além de altamente qualificados, com mestrados e até doutorado em seus currículos”, destaca.

O Marista Asa Sul sempre investiu muito no ensino da língua inglesa, tanto que os alunos do colégio tiveram recentemente um ótimo desempenho em universidades no exterior. Maria Luiza Oliveira de Aguiar, aluna desde 2009, foi aprovada em quatro universidades dos Estados Unidos e três do Canadá, Maria Clara Leoni Guimarães, aluna desde 2010, em uma universidade da Holanda e Gabriel Reis Mendes Amorim, aluno desde 2007, em uma norte-americana.

Sobre os Colégios Maristas: os Colégios Maristas estão presentes no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.