FAP lança plano de modernização da gestão
GDF

FAP lança plano de modernização da gestão

Alexandre dos Santos e Rafael Parente

Durante evento realizado em sua sede, no Parque Tecnológico, a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito (FAPDF) lançou o seu Plano de Modernização da Gestão. Na ocasião, Alexandre dos Santos, presidente da FAPDF, também apresentou o Planejamento Estratégico e as metas a serem perseguidas pela instituição nos próximos anos e, ao lado de Elisabete Lopes, vice-presidente da Fundação, recebeu parceiros importantes para o desenvolvimento das ações a serem empreendidas.

Jorge Amaury, Elisabete Lopes e Alexandre dos Santos

São seis as metas a serem alcançadas: executar 100% do orçamento disponibilizado para a FAPDF (o histórico mostra que de 2014 a 2018 a média de execução foi de 35%, atingido 11% em 2018); consolidar o DF como referência global em soluções govtech até 2030; garantir 50% do investimento em pesquisas para o enfrentamento dos macroproblemas do DF; instalar a Universidade Distrital que atuará como plataforma de atração de investimentos no Parque Tecnológico de Brasília; estar entre as cinco melhores pontuações no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), em matemática e ciências, até 2030 (em 2015, o DF ficou em 47º em ciências e 56º em matemática) e fomentar 100 startups de base tecnológica e 10 negócios de impacto social por ano.“Vamos trabalhar a FAPDF como uma grande plataforma para que academia, setor produtivo, governo e sociedade possam, juntos, operar essa transformação de colocar o DF, como é desejo do governador Ibaneis, em um outro patamar onde ele possa ser um grande laboratório de experimentação de políticas públicas e uma grande vitrine para que todos os governos estaduais e municipais possam vir aqui ver as coisas boas que estamos fazendo”, afirmou Alexandre.

Presente ao evento, Gilvam Máximo, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, afirmou: “vamos fazer a nova FAP, na moralidade, com incentivo à pesquisa e à ciência, a tecnologias, pois o Alexandre foi muito bem escolhido pelo governador Ibaneis que confia nele para fazer esse trabalho”. Rafael Parente, secretário de Educação, falou na importância da Fundação para a modernização do sistema educacional do DF. “Para pensar e construir novos sistemas educacionais, novos processos de pesquisa que tenham método e relevância, é preciso agir rapidamente e essa modernização de gestão é essencial para acompanhar esse ritmo acelerado de mudanças e revoluções na sociedade do DF, do Brasil e do mundo. A Educação quer andar de mãos dadas com a ciência e tecnologia, com a inovação e com a FAP”. Jorge Amaury, diretor da Fundab, a FAPDF também pode contribuir para a melhoria do ensino superior público no DF. “A missão da Funab é trazer para o DF uma universidade pública de qualidade para atender às necessidades tanto da formação dos servidores do DF quanto da comunidade de maneira geral. A UnB não tem condições de suportar sozinha toda a demanda de educação superior do DF. Vamos juntos tentar fazer com que isso dê certo”.

Outros passos – O presidente da FAPDF ressaltou que o processo de modernização da gestão da Fundação é essencial para atender aos desafios traçados no termo de ajuste de gestão (TAG) firmado com a Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) e para transformar a FAPDF no motor de inovação do Distrito Federal.

O planejamento integra e organiza a gestão da Fundação que, desde o início do ano, abriu diálogo com a academia e com o setor produtivo em diversas reuniões, buscou parcerias com órgãos públicos federais e distritais e realizou audiência pública para aprimorar seus editais.

Além dessas ações, a FAPDF realizou várias medidas de modernização, como a organização de um programa de engajamento dos servidores, regulamentando o teletrabalho e a jornada de trabalho.