Morar próximo ao comércio, escolas e outras facilidades do dia a dia é uma dos maiores desejos dos brasileiros
Pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos em maio de 2019 aponta que os brasileiros gastam, em média, 1h20 para se deslocar (ida e volta) para as atividades principais do dia. Esse gasto chega a 2h07 para que se cumpram todos os deslocamentos diários, ou seja, uma pessoa perde cerca de 32 dias por ano no trânsito. As pessoas das classes D e E são as que levam mais tempo nesse deslocamento: cerca de 130 minutos, a cada dia, seguida pela classe C, em média, 129 minutos, e a classe B, 124 minutos. Enquanto isso, a classe A leva cerca de 94 minutos.
Hoje em dia, sempre que possível, as pessoas priorizam fazer percursos menores em suas atividades diárias, para percorrê-los a pé ou, no máximo, de bicicleta. Assim, morar em locais onde tudo é acessível a poucos metros de distância é o que muitos buscam. Afinal de contas, quem não quer ir andando até a padaria, um mercado, farmácia ou açougue? Poder levar e buscar os filhos em uma escola perto de casa ou até mesmo ensinar e dar a responsabilidade deles percorrem o caminho sozinhos?
A localização estratégica, de proximidade às necessidades essenciais do dia a dia, é um dos pontos positivos que têm atraído as pessoas para morar no loteamento Jardim do Éden, em Águas Lindas de Goiás, no Entorno do Distrito Federal. A coordenadora de vendas do empreendimento, Ana Paula Nomura, confirma essa tendência. “Estamos localizados no último vão urbano da cidade, com tudo por perto. Os outros loteamentos são mais distantes e seus moradores precisarão ir mais longe para fazer suas compras e outras atividades”, destaca.
De acordo com ela, existem vários pontos de ônibus do transporte público nas proximidades do Jardim do Éden, além de supermercado, farmácia e todo o comércio necessário para a rotina. “Todos que conhecem o loteamento se impressionam, por exemplo, com o fato de ter três escolas próximas, as quais conseguem atender todas as idades dos estudantes, pois elas são tanto a nível municipal quanto estadual. O ponto com mais opções de comércio do bairro fica a apenas duas ruas daqui, então dá para fazer muita coisa a pé”, afirma Ana Paula.
Inaugurada no final do ano passado, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Infantil do Setor Mansões Odisséia, tem capacidade para atender tanto os casos de urgência, quanto de emergência, e também fica bem perto do Jardim do Éden. “Ela está a apenas cerca de 150 metros do loteamento”, revela Ana Paula, destacando ainda que o atual momento não atrapalhou as vendas dos lotes. “Mesmo com a pandemia, as vendas estão dentro do esperado, pois ao invés de pagar aluguel os compradores passam a pagar sua casa própria e poderão construir do seu jeito, além de ter mais espaço e privacidade do que em um apartamento”, salienta.
Com a primeira etapa já entregue a 340 proprietários, o Jardim do Éden começa a ganhar as casas. As obras da segunda etapa do loteamento devem ser entregues até o final deste mês. O empreendimento da Tropical Urbanismo é o primeiro bairro planejado de Águas Lindas de Goiás, projetado para ocupar um vazio urbano e receber 1280 famílias, quando as quatro etapas forem concluídas. Esse será o primeiro residencial da cidade com infraestrutura completa: água encanada, rede elétrica, asfalto, praça, rede esgoto, galeria pluvial e asfalto.