Festival de Música Instrumental homenageia Toninho Maya
Festival de Música Instrumental homenageia Toninho Maya
Festival Música

Festival de Música Instrumental homenageia Toninho Maya

Festival de Música Instrumental homenageia Toninho Maya

Festival de Música Instrumental homenageia Toninho Maya

A programação será composta por lives musicais, bate-papo com artistas, lançamento de EPs e publicação de livro.

O Instituto Rosa dos Ventos apresenta o Festival de Música Instrumental Toninho Maya, que acontece entre os dias 7 e 30/04. Os encontros ocorrerão de modo virtual, com lives musicais apresentadas via no canal de Youtube da Rosa em parceria com a TV Comunitária.

E para coroar esse encontro, um EP composto de 6 faixas do Grupo Artimanha – criado por Maya e pelo Maestro Rênio Quintas – será lançado ao fim do projeto. Além disso, o festival produz o livro de prosa e poesia Frases Soltas com textos do homenageado, e um segundo EP dividido entre 8 faixas do álbum Sons e outras 6 do disco Artimanha.

Com essa proposta, o festival Toninho Maya apresenta músicos, lança produtos culturais relacionados à obra do artista homenageado e contribui para a divulgação do trabalho autoral local. Stéffanie Oliveira, presidente da Rosa dos Ventos, explica um pouco sobre o conceito do projeto: “ademais de uma evidente e necessária homenagem póstuma prestada ao grande Toninho Maya, o projeto nasce com essa preocupação de trazer à luz os nomes e os trabalhos de nossa classe artística do DF. A ideia é mostrar o que o Quadrado pode oferecer de música e poesia à comunidade, bem como colocar esses nomes e essas obras em evidência com uma infraestrutura de qualidade e ampla divulgação”.

O Festival de Música Instrumental Toninho Maya tem realização do Instituto Rosa dos Ventos com produção da Ponte Studio Gravações Ltda, e conta com o fomento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.

 

Toninho Maya

Antônio Lemos Maya Viana Filho era guitarrista, violonista, compositor e arranjador. Natural de Abaetetuba, no Pará, dedicou 43 anos à música, dividindo as atividades entre a produção cultural e o trabalho como bancário. Viveu na Colina, UnB, onde conheceu expoentes do rock local, que viriam a integrar a Plebe e Rude e o Capital Inicial. Renato Russo declarou-se fã do trabalho de Toninho.

Entre os parceiros ao longo da carreira, estão bandas como Raimundos, Maskavo Roots, Pato Fu, além de artistas como Renato Matos, Adriano Faquini e Célia Porto. No circuito nacional, acompanhou nomes de peso como Leila Pinheiro, Zélia Duncan, Cássia Eller, Dinho Ouro Preto e Eliete Negreiros.

A vida como violonista profissional começou cedo. Desde 1978, Toninho agregava ritmos brasileiros à vertentes afroamericanas nas composições para as bandas de música instrumental das quais fez parte: Chakras, Artimanha e Ária Tribo. Em função de sua contribuição à cultura local, recebeu, em 2001, o título de Cidadão Honorário de Brasília.

Celeiro de Artistas

O Festival de Música Instrumental Toninho Maya propõe-se como um grande painel da cena instrumental da cidade. Assim, inclui, em sua programação, artistas que iniciaram suas carreiras nacionais e internacionais e em nossa capital. Nomes como Adriano Giffoni, João Bani, Jorge Helder, Widor Santiago, Rênio Quintas, Jorge Helder, Márcio Menezes, Renato Vasconcellos e seus convidados mostram seu trabalho ao público candango.

Serviço: Festival de Música Instrumental Toninho Maya.

Data: de 07 a 30/04.

Local: https://www.youtube.com/c/InstitutoRosadosVentos.

Site: https://www.rosadosventosinstituto.com.br/

Redes sociais: @rosadosventosinstituto.

Programação:

  • 07/04 – Widor Santiago e convidades.

  • 08/04 – Adriano Giffoni.

  • 14/04 – Edilenio e convidades.

  • 16/04 – Jorge Helder e convidades.

  • 21/04 – Rênio Quintas e convidades.

  • 22/04 – Márcio Menezes e convidades.

  • 28/04 – Renato Vasconcelos e convidades.

  • 29/04 João Bani e convidades.

  • 30/04 – Lançamento do livro Frases Soltas e dos álbuns Sons e Artimanha.

*Todos os dias: live musical às 20h e bate-papo com músicos, poetas e comunidade cultural do DF em homenagem a Toninho Maya.