Trabalhos acontecerão até julho
Com o fim do período chuvoso no Distrito Federal, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) inicia um importante trabalho de manutenção e prevenção de danos em suas redes de esgoto. Nesta semana, começam as ações de fiscalização sanitária no sistema de esgoto interno das residências, levantamento de dados, inspeções e manutenções no sistema público coletor de resíduos.
Para a realização desses serviços, equipes técnicas da Caesb visitarão imóveis em Samambaia pelos próximos 90 dias. As primeiras residências a serem vistoriadas estão localizadas na QR/QS/QN 309 e QR/QS/QN 509. Os empregados estarão uniformizados e portando crachá de identificação.
Na próxima etapa, os técnicos irão realizar uma inspeção visual em toda a rede de esgoto para analisar suas condições de funcionamento. Com isso, a Caesb poderá realizar manutenções preventivas e corretivas no local. As ações preventivas preveem a desobstrução e limpeza da rede com a utilização de caminhão de grande porte com equipamento de hidrojato. Já nas corretivas, poderão ser realizados consertos e manutenções diversas, utilizando-se caminhões e retroescavadeiras, dependendo do grau de dificuldade.
O superintendente de Operação e Manutenção de Redes Oeste-Sul da Caesb, Mauro Laerte Dantas, explica como acontecerá a vistoria nos imóveis: “Será feita uma inspeção no sistema interno de esgoto na residência de cada cliente, como também uma inspeção externa no sistema de esgotos da Caesb, onde a partir dos dados obtidos serão feitas correções e lavagens necessárias ao melhor desempenho das redes de esgoto”.
A fiscalização hidrossanitária faz parte das medidas relacionadas ao sistema de esgotamento sanitário no Distrito Federal definidas no Plano Distrital de Saneamento Básico (PDSB).
No caso de imóveis fechados, um aviso de comparecimento será entregue com as instruções para uma nova visita. Se houver dúvida, o cliente poderá entrar em contato com a Caesb, pelos Escritórios de Atendimento ao Público, postos Na Hora ou pela Central Telefônica (115).
Crédito da foto: Cristiano Carvalho