Seminário nutricional do Sesc-DF reuniu especialistas de todo o Brasil no Teatro SESC Newton Rossi
Geral

Seminário nutricional do Sesc-DF reuniu especialistas de todo o Brasil no Teatro SESC Newton Rossi

Seminário Nacional Cozinha sem Sobras reuniu mais de 600 pessoas na unidade SESC de Ceilândia
O 1º ‘Cozinha sem sobras – Aproveitar sem desperdiçar’ foi realizado nesta quinta-feira (29), no Teatro SESC Newton Rossi, na unidade de Ceilândia e abordou sobre a conscientização alimentar, no sentido do aproveitamento total dos alimentos, incluindo talos, cascas e sementes. Especialistas de todo o Brasil vieram prestigiar o evento.
O evento discutiu técnicas e práticas de sustentabilidade, com a apresentação de experiências de projetos de sustentabilidade alimentar. “Que professores nutricionistas, profissionais de saúde e de educação participantes deste evento, possam contribuir muito com este debate e aproveitar esta grande oportunidade que todos nós, como sociedade,  temos para avançar e ajudar muita gente. Nós, do Sesc, estamos sempre de portas abertas para eventos e discussões deste nível de importância estratégica para o nosso DF e para o País”, ponderou o diretor regional do Sesc-DF, Valcides Araújo.
A data escolhida para a realização do Seminário marca o Dia Internacional de Conscientização sobre Desperdício Alimentar, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU). Monique Martins, nutricionista integrante do programa Mesa Brasil disse que o evento tem uma abrangência muito forte em relação à sobra.  “Somos um dos países que mais desperdiça alimentos, então acho que devemos ter essa conscientização do quanto é importante não desperdiçar, do quanto é importante aproveitarmos tudo do alimento. Devemos aproveitar da melhor forma, e as receitas aqui abordadas podem contribuir para que a população tenha uma alimentação mais saudável.
Natana, nutricionista da Associação Cruz de Malta, diz que fica maravilhada com a temática” A gente sabe da importâcia da cozinha abordada aqui e do aproveitamento necessário, o valor nutricional que tudo isso tem, participar deste seminário foi uma honra”, disse.
O palestrante e pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Gustavo Porpino, disse que eventos como esse são muito importantes, porque envolvem diversas parcelas da sociedade. “O Sesc é referência nacional por meio da Rede Mesa Brasil que está presente em todos os estados brasileiros, que contribui também para o fortalecimento da sustentabilidade ambiental”.
Suellen, nutricionista da Casa Azul Felipe Augusto disse que está ansiosa para passar os ensinamentos aprendidos aos cozinheiros e auxiliares de cozinha, com toda a experiência adquirida no evento.
O Seminário contou com a participação de diversas entidades, como Universidade de Brasília (UnB), IESB, CEASA, EMATER, Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária (Embrapa), Universidade PUC/Minas, UFRJ, USP e Unisuam. Dentre os participantes do evento estiveram presentes pesquisadores, professores e estudiosos nas áreas de segurança alimentar, nutricional, de saúde e gastronomia, além da presença de especialistas, representantes de organizações, instituições filantrópicas, movimentos sociais.
(Texto: Daniela Uejo/Sesc-DF)
(Créditos para as fotos: Kléber Lima/Sesc-DF)