Autora do livro “Minha carne: Diário de uma prisão”, a ativista conduz bate-papo com mulheres vítimas de violência e participa de Concerto Literário no SESC Gama
Na manhã do dia 18 de outubro, Alessandra Roscoe e a cantora, atriz e ativista Preta Ferreira irão visitar a Casa Abrigo com a atividade Quando a palavra abraça. Nesta conversa com mulheres, jovens e crianças vítimas de violência haverá momentos de escuta, leituras e roda de histórias e cantigas.
A dupla de escritoras será acompanhada pelo músico Orlando Neto. Alessandra Roscoe e Preta Ferreira pretendem mostrar que mesmo diante de temas fraturantes e dificuldades reais, a fantasia e a imaginação podem ser alívio e resgate.
Símbolo dos direitos humanos no Brasil e vencedora do Prêmio Dandara da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro em 2019, Preta Ferreira é ativista por moradia, multiartista e escritora. Ficou conhecida nacionalmente ao ser presa, injustamente, por mais de 100 dias em 2019, por atuar no Movimento Sem Teto do Centro (MSTC) e na Frente de Luta por Moradia (FLM) da cidade de São Paulo. Publicitária de formação, fez carreira como cantora e produtora de elenco, além de atuar como compositora e atriz. É autora do livro “Minha carne: Diário de uma prisão”, publicado em 2021 pela Editora Boitempo.
Na tarde do mesmo dia 18, às 16h30, elas se juntam à ilustradora Carli Ayo num Concerto Literário no palco do Teatro Sesc Paulo Gracindo, no Gama. Evento voltado para alunos do Ensino Médio e comunidade tendo como tema: Do livro ao palco, a literatura que resgata e transforma realidades. Para Alessandra Roscoe, coordenadora do Festival Itinerante de Literatura, Uniduniler todas as letras, “esta é a etapa mais legal do projeto, quando a imaginação da criançada se solta como as várias possibilidades de mediações de leitura.”
Dia 18/10, terça-feira, às 10h30
Quando a palavra abraça
Leitura afetiva com mulheres e crianças vítimas de violência
Com Alessandra Roscoe, Preta Ferreira e Orlando Neto.
Casa Abrigo (evento restrito)
Dia 18/10, terça-feira, às 16h30
Concerto Literário – Do livro ao palco – Literatura que resgata e transforma realidades
Com Alessandra Roscoe, Preta Ferreira, Carli Ayo e Tatiana Elizabeth.
Teatro Sesc Gama Paulo Gracindo Gama – DF
O Festival Itinerante de Leitura acontece com recursos do FAC – Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, e com apoios do SESC, Meliã Hotel, Bar Beirute e La Boulangerie