Presidido por Fernando Peregrino, o Conselho Nacional das Instituições de Ensino e Institutos de Pesquisa -CONFIES – realiza nos dias 18 e 19, no Othon Palace, em Copacabana, o 5° Congresso da entidade.
As inscrições para o evento foram abertas pelo endereço confies@confies.org.br.
Um dos temas do congresso será o da aplicação da lei geral de proteção de dados – LGPD -, em ambiente de pesquisa.
De acordo com Fernando Peregrino, o outro tema tratará da hipertrofia do controle que será apresentado pelo observatório do TCU da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, “responsável por vários estudos sobre o comportamento do controle que tem tornado a administração pública lenta e burocrática e causado medo ao que pretenda desenvolver inovações no setor público, chamado apagão das canetas”.
Também será tratada a questão dos fundos de endowments, que podem ajudar as universidades a ter mais recursos de doações para empreender novos projetos de pesquisa e inovação.
“Esses fundos foram usados na pandemia por 18 fundações, para dar conta do custeio de projetos de pesquisa e serviços hospitalares para os pacientes da Convid-19”, disse Peregrino.
O congresso também vai debater sobre os recursos da ANP, que financia projetos de pesquisa em petróleo e gás e, conforme Fernando Peregrino, “tornaram o país autossuficiente em petróleo, em 2014.
“Por ano, são três bilhões de reais investidos em pesquisa. O Rio de Janeiro é o maior parque científico nesse campo e responsável, também, por 83% do petróleo brasileiro”, afirmou .
Também estarão presentes no 5°Congresso, dias 17 e 18 de novembro, o presidente da SBPC e professor da USP, Renato Janine, a presidente da Academia Brasileira de Ciência – ABC – e professora da UNIFESP, Helena Nader, a reitora da UFRJ, Denise Pires, e o reitor da UFPR e presidente da ANDIFES, Ricardo de Carvalho.