Por Mauro Magalhães – Ex-deputado e empresário.
Ontem, primeiro de novembro, comemoramos o Dia de Todos os Santos. Gostaria de mencionar, aqui, a linda mensagem do Papa Francisco para o Dia de Todos os Santos.
O texto do Papa Francisco diz:
“Todos desejamos a paz, mas, muitas vezes, o que queremos é estar em paz, sermos deixados em paz, não ter problemas, mas tranquilidade. Jesus, por outro lado, não chama bem-aventurados os tranquilos, aqueles que estão em paz, mas aqueles que fazem a paz, os construtores, os pacificadores”, afirmou o Papa Francisco.
No Angelus “A solenidade de Todos os Santos “, Francisco diz, ainda, que ” Todos nós estamos equipados com pensamentos agressivos , um contra o outro, e palavras afiadas, e pensamos em nos defender com os arames farpados da lamentação e com os muros de concreto da indiferença. Entre lamentação e indiferença nos defendemos. Isso não é paz. É guerra. Que a Virgem Maria, Rainha de Todos os Santos, nos ajude a sermos construtores da paz na vida de cada vida”- concluiu o Sumo Pontífice .
Eu, que estive com o Papa Francisco, quando ele foi recepcionado no Palácio Guanabara, em sua visita ao Rio de Janeiro, em 2013, tão logo assumiu o cargo, no Vaticano, aplaudo essa mensagem de paz.
A mensagem de paz do Papa Francisco tem a ver com o Brasil e com o mundo.
Como um dos sobreviventes da Frente Ampla contra a ditadura militar, formada por Juscelino Kubitschek, Carlos Lacerda e João Goulart, sigo a orientação do Papa Francisco , em sua mensagem para o Dia de Todos os Santos.
O Brasil precisa, agora, é que todos os políticos envolvidos nas eleições se entendam e conversem.
Os políticos de diferentes partidos devem seguir o exemplo da Frente Ampla, de 1967, da qual eu tive a honra de participar.
Eu, que também estive com os Papas Paulo VI e João Paulo II , gostaria que os políticos se inspirassem na mensagem de paz do Papa Francisco para seguir em frente, a partir do anúncio oficial, pelo TSE, da decisão popular , nas eleições.
É muito importante que aconteça logo a união, entre os adversários.
O Brasil precisa de União.
Tenho muita admiração pelo Papa Francisco.
Que, fará 85 anos, no dia 17 de dezembro.
Originário da Companhia de Jesus eleito em 13 de março de 2013.
Argentino, amante do futebol e admirador do saudoso Maradona , apreciador de um bom vinho tinto, o primeiro papa nascido na América, destacou-se, ao longo de sua vida pública, pela humildade, sua preocupação com o povo e seu compromisso com o diálogo inter-religioso.
Que sua mensagem de paz seja assimilada por todos nós, nesse feriado de Finados.