A Proclamação da República
Notícias Rio de janeiro

A Proclamação da República

Por Mauro Magalhães –  Ex-deputado e empresário.
Há 133 anos atrás, em 15 de novembro de 1889, foi proclamada a República, no Brasil.
De acordo com recentes livros da história brasileira, a Proclamação da República aconteceu na Praça da Aclamação, atual Praça da República, no Rio de Janeiro, capital do Império, na época.
Liderados pelo Marechal Deodoro da Fonseca, um grupo de militares do Exército Brasileiro, destituiu o Imperador Dom Pedro II e instituiu um governo provisório? a primeira República Brasileira.
Outros participantes do movimento ( que historiadores denominam, atualmente, de golpe de Estado político-militar, que instaurou a forma republicana presidencialista de governo, no país- com o fim da monarquia constitucional parlamentarista do Império e a destituição do imperador, então chefe-de-governo -, foram Ruy Barbosa e Floriano Peixoto, por exemplo.
Antes de 15 de novembro de 1889, houve outras tentativas de instituir no Brasil uma República.
Em 1789, a Inconfidência Mineira buscou a independência e a Proclamação da República de Minas Gerais.
Em 1817, a Revolução Pernambucana proclamou a república, pela primeira vez, no Brasil.  O governo provisório, em Pernambuco, durou 75 dias.
Em 1824, novamente em Pernambuco e em outras cidades do Nordeste do país, que, naquele tempo, pertenciam à província pernambucana, criaram a Confederação do Equador, movimento independentista contra a tendência absolutista eca política centralizadora do governo de Dom Pedro I.
No Rio Grande do Sul, em 1839, foi  proclamada a República Rio-Grandense. O mesmo aconteceu com Santa Catarina, onde foi proclamada a República Juliana.
A Proclamação da República de 15 de novembro de 1889 começou a ser articulada, no Império, a partir de 1870, como consequência da Guerra do Paraguai.
A população gostava muito de Dom Pedro II.
Mas, prestígio da Monarquia estava em baixa.
Os grupos conservadores tinham atritos com a Igreja Católica.
Por causa da Abolição da Escravatura, em 1888, os grandes fazendeiros perderam dinheiro e apoio político.
A Monarquia também era criticada por grupos progressistas.  Pela demora do regime monárquico em abolir a escravatura e ausência de iniciativas para o desenvolvimento econômico do país.
Na tarde de 15 de novembro, quando foi proclamada a República, Dom Pedro II estava em Petrópolis e retornou ao Rio de Janeiro.
O Imperador Dom Pedro II não ofereceu resistência. A família Imperial brasileira exilou-se na Europa.
A data de 15 de novembro foi instituída como feriado nacional, em 1949, no governo de Eurico Dutra.