Dia Nacional da Família é comemorado no dia 8 de dezembro
Empresas familiares provam que é possível prosperar, respeitando cada indivíduo dentro da organização e minimizando possíveis conflitos de interesse. Empresária brasiliense dá dicas de como ter sucesso neste tipo de negócio
Brasília, 7 de dezembro de 2022 – No dia 8 de dezembro é festejado o Dia Nacional da Família. A data foi instituída oficialmente no Brasil em 1963, por meio do Decreto de Lei n° 52.748. O intuito era homenagear as famílias e valorizar os laços sanguíneos, éticos e morais.
No âmbito organizacional, as empresas familiares representam cerca de 60% dos empregos formais do Brasil e simbolizam como é significativo o vínculo que pode se estender a outros aspectos da vida de um indivíduo.
Janine Brito, CEO de uma das empresas familiares mais tradicionais de Brasília, a Pinheiro Ferragens – fundada pelo seu pai Getúlio Pinheiro em 1960 – narra como foi determinante a influência de seu pai na sua construção como profissional e ser humano: “Meu pai foi uma pessoa muito sábia. Ele soube me passar exatamente aquilo que é o mais importante na educação de um filho – a humildade e o respeito pelo outro. Como era um gestor de empresas e também de fazendas, ele sempre teve muitos colaboradores e sempre me ensinou a importância de tratar todos com muita compreensão, amizade e generosidade. Isso fez com que a Pinheiro se tornasse uma empresa familiar não só por ter membros da família, mas também por ter colaboradores tão antigos, que passaram a compor, efetivamente, a nossa grande família Pinheiro”, conta Janine.
A empresária também relembra, com saudosismo, as ações e o empenho do Sr. Getúlio para unificar todos da empresa. “Meu pai fazia diariamente uma visita ao galpão das lojas, cumprimentando um por um, de todos os departamentos. Fazia questão de conversar, de trocar experiências e, principalmente, conhecer cada pessoa, em sua essência. Isso fez a diferença na história da nossa empresa e criou lindas memórias dos colaboradores com ele. Eu jamais irei me esquecer desses momentos”, afirma.
Ao mesmo tempo, é desafiador manter empresas familiares. Isso porque há certas peculiaridades neste tipo de negócio, sendo uma delas o fato de o chefe da família ser o dono da empresa, o que, normalmente, pode gerar conflito de interesses.
Janine Brito elencou uma série de dicas para o sucesso de empresas familiares. Confira:
1. Separe os gastos pessoais dos gastos da empresa
Esse é um dos problemas mais comuns que se observa dentro de empreendimentos familiares. Com um caixa à disposição, é bastante comum que os donos utilizem o dinheiro da empresa para gastos pessoais – o que é completamente recriminado pelos especialistas em negócios. Por esse motivo, é essencial definir um valor que será destinado para o salário dos gestores da empresa, garantindo que eles recebam uma quantidade predeterminada todo mês para cobrir seus gastos.
2. Não conceda privilégios aos parentes
Apesar de soar como algo simples e inocente, dar privilégios aos parentes pode fazer com que a empresa não avance positivamente. É necessário manter uma rotina de obrigações igualitária entre os funcionários, sejam eles familiares ou não.
3. Determine o salário de cada membro da família
A determinação do salário dos familiares que trabalham na empresa é uma das tarefas mais complexas, pois todos podem querer receber igual. Em toda corporação, sempre há aqueles que se destacam mais do que os outros devido ao seu empenho e dedicação. Porém, para recompensar essas pessoas é preciso expor suas qualidades e aptidões para não causar um sentimento de revolta entre os demais parentes. Uma boa forma de determinar esses valores, portanto, é definindo um teto de retirada para os donos e relacioná-lo conforme as porcentagens. Para os que trabalham diretamente na empresa, é preciso calcular um salário compatível com a categoria na qual atuam e com o mercado.
4. Tenha um planejamento bem definido
Todos os negócios necessitam de um planejamento bem definido, não é mesmo? No caso de empreendimentos familiares, esse documento deve ser transparente e estar sempre disponível para consulta. Em virtude do envolvimento de muitas pessoas da família, é normal que os interesses pessoais de cada um possam divergir da estratégia do negócio. Porém, é fundamental que, neste momento, todos pensem somente no futuro da empresa.
5. Saiba administrar problemas e conflitos
Conflitos surgem em todas as empresas. Destaca-se quem consegue remediar uma situação desse tipo antes que uma simples discussão possa causar efeitos danosos aos negócios.
6. Mantenha uma rotina de controle de desempenho e análise dos resultados
Para manter o negócio operando, é preciso controlar tudo que acontece a fim de ter uma visão ampla de como o empreendimento está. Desse modo, uma rotina de gerenciamento de desempenho (performance) e análise de resultados é importantíssima. Ao definir as metas e os objetivos, é necessário identificar também quais são os indicadores-chave de desempenho do negócio, que o ajudarão a chegar ao ponto ideal. Com base nesses números, é possível constatar se o planejamento estratégico está no caminho certo.
Sobre a Pinheiro Ferragens – Fundada em 1960, a empresa nasceu com o objetivo de comercializar aço para a construção civil. De base familiar e pioneira na capital, foi responsável por oferecer grande parte dos materiais para a construção de Brasília. Atualmente, a empresa trabalha com um mix de mais de dois mil produtos comercializados e industrializados. Localizada no Setor de Indústrias de Brasília e Taguatinga, a loja possui moderna estrutura e serviços diferenciados.
Pinheiro SIA
Telefone: (61) 3012-8181
SIA Trecho 2/3 em frente ao SEBRAE
Pinheiro Taguatinga
Telefone: (61) 3354-8181
QI 11 Lotes 2/26 Taguatinga/DF