As comemorações de Natal
Notícias Rio de janeiro

As comemorações de Natal

O mês de dezembro significa , sem dúvida, um período de excelente astral e é sinônimo de grandes confraternizações.
  No espaço de tempo que antecede o Natal e as festas de final de ano, a maioria das pessoas aproveita para rever lembranças de momentos felizes  da vida.
   Com pouco mais de oito décadas de existência, quando chega dezembro, lembro das comemorações de Natal em família, quando meu pai trabalhava no Cassino do Hotel Quitandinha, em Petrópolis, e, depois, em Vila Isabel, quando viemos morar no Rio de Janeiro.
   A origem da palavra natal, em português, vem de natalis, do Latim. Em italiano, a palavra evoluiu para natale, em francês, para noel, e, em castelhano, natal, substituída por navidad, em espanhol.
   Em inglês, christmas, que evoluiu do christes maesse, quer dizer missa de Cristo.
   Comemorado como festa religiosa, o Natal é comemorado como festa religiosa, no dia 25 de dezembro, desde o século IV, pela igreja católica ocidental.
   Pela igreja oriental, o Natal é comemorado desde o século V.
    Celebra o nascimento de Jesus Cristo
    As primeiras festas cristãs litúrgicas , pelo nascimento de Jesus Cristo, em 25 de dezembro, aconteceram a partir do ano de 354, em Roma, no cristianismo ocidental.
   No cristianismo oriental, o nascimento de Jesus Cristo já era celebrado em conexão com a Epifania, em 6 de janeiro ( atualmente, Dia dos Reis). A comemoração em 25 de dezembro foi importada para o Oriente em 388, na Antioquia.
   O Papa Júlio I proclamou o 25 de dezembro como data oficial para o Natal, no século IV , e , em 529, o imperador Justiniano declarou feriado nacional para celebrar o nascimento de Jesus Cristo.
   Como representações artísticas da Natividade, desde o século IV , o Natal tem sido um grande tema para os artistas.
   Os presépios começaram a existir, nas igrejas, e nas casas dos cristãos , desde o século XIII. Essas representações do nascimento de Jesus Cristo enfatizam a humildade.
  A árvore de Natal é  considerada como uma cristianização das tradições e rituais pagãos em torno do Solsticio de Inverno, com o uso de ramos verdes.
  A maioria das versões sobre a existência da árvore de Natal indica que a Alemanha foi o seu país de origem.
  O sucesso dessas representações foi adotado, depois, pela Itália, Espanha,França, Portugal, Eua, Brasil e outros países.
   Nos EUA, a imagem popular moderna do Papai Noel foi criada em Nova Iorque.
   Além de resgatar os valores como a solidariedade, o amor, a paz e reforçar a importância da fé e da confiança em Deus e na vida, o Natal acelera a economia, em todo o mundo.
    O importante é que, neste mês de dezembro, possamos nos conscientizar da importância do espírito de conciliação, da boa convivência, do amor ao próximo, do idealismo.
    Muita paz e saúde para todos, em dezembro.  Que o espírito alegre de Natal esteja com o Brasil.