A secretária de Justiça e Cidadania do Distrito Federal, Marcela Passamani, tomou posse neste domingo (1), em solenidade no Auditório Master do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.
Passamani é a primeira mulher a assumir a Sejus. “Governador Ibaneis Rocha já determinou, pé no acelerador e governo cada vez mais próximo da população”, declara a secretária.
Conheça a secretária
Marcela Passamani é a primeira mulher a assumir a Secretaria de Justiça e Cidadania. Tomou posse em março de 2020, se licenciou em abril de 2022 e retomou o comando da pasta em novembro de 2022. Advogada e arquiteta, Passamani nasceu em Vitória, no Espírito Santo, e mora há 22 anos na capital, onde constituiu família.
Casada e mãe de dois meninos, a secretária foi a idealizadora do programa Hotelaria Solidária, coordenada pela Sejus em 2020, que hospedou 300 idosos no Hotel Brasília Palace por 90 dias, durante a pandemia. A ação conquistou o Prêmio Mundial de Turismo Responsável, promovido pela WTM (World Travel Market), que reconheceu o programa como uma das iniciativas modelo no enfrentamento à Covid-19 no mundo.
Também foi na sua gestão que quase 900 servidores foram nomeados para a pasta, os atendimentos presenciais nas cidades foram ampliados, os núcleos de atendimento à mulher vítimas de violência no DF dobraram de 4 para 8 espaços e os conselheiros tutelares tiveram aumento salarial. Além de ter realizado 10 mil atendimentos em ações de enfrentamento às drogas, construção de três novas unidades do Conselho Tutelar, ofertou 20 mil vagas de curso para jovens do DF no Programa Vencer e distribuiu absorventes para mulheres e meninas em vulnerabilidade.
Pelo trabalho desenvolvido, Marcela Passamani foi agraciada com os prêmios: Medalha Mérito Buriti; Medalha Mérito da PGDF; Medalha Tiradentes da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF); Comenda da Ordem do Mérito Bombeiro Militar do Distrito Federal Imperador Dom Pedro II; e Prêmio Mulheres Em Ação 2022