CLDF homenageia equipes que cuidaram de Mel e Lis
GDF

CLDF homenageia equipes que cuidaram de Mel e Lis

Por iniciativa de Claudio Abrantes, Casa vai homenagear profissionais que contribuíram para sucesso da cirurgia. Presença das irmãs é esperada em Sessão Solene

Expectativa de emoção e ternura na Câmara Legislativa do Distrito Federal. As pequenas Mel e Lis, gêmeas que nasceram unidas pela cabeça, foram convidadas para fazer sua primeira visita à Casa na próxima sexta-feira (14/6). A presença delas é esperada na Sessão Solene que vai homenagear os profissionais que atuaram na cirurgia das irmãs ou, de alguma forma, contribuíram para o êxito do procedimento. A iniciativa é do deputado distrital Claudio Abrantes (PDT).

“Não consigo pensar nessas vitoriosas sem me emocionar. Esse procedimento, que graças a Deus e pelas mãos desses valorosos profissionais foi um sucesso, coloca o Distrito Federal em posição de destaque no âmbito da Medicina. Então, trata-se apenas de um reconhecimento a essas equipes, e me sinto honrado em poder homenageá-los”, disse Claudio Abrantes, líder do governo na Câmara.

A homenagem será destinada a diversas categorias profissionais, como médicos, enfermeiros, auxiliares e outros.

Pode-se dizer que o processo da cirurgia começou bem antes de as meninas nascerem. Desde a descoberta do caso, chamado craniopagia, ainda no pré-natal, teve início o planejamento da intervenção. Vale destacar que este procedimento foi o primeiro do gênero a ser realizado em Brasília, terceiro no Brasil e apenas o décimo em todo o mundo.

A operação foi coordenada pelo neurocirurgião Benício Oton. A anestesia, por sua vez, teve à frente o médico Luciano Fares. Ao todo, mais de 50 profissionais participaram do procedimento.

“Parabenizo imensamente os pais de Mel e Lis, pois, na sua fé, em momento algum deixaram de acreditar que o sucesso da cirurgia fosse alcançado. Hoje, Mel e Lis seguem saudáveis e felizes. Não há limites para esses dois pequenos seres humanos”, destacou o parlamentar. A cirurgia das meninas durou mais de 20 horas.

Deputado distrital Claudio Abrantes (PDT)
Líder do Governo na Câmara Legislativa do Distrito Federal