A jornalista Hildegard Angel, diretora da sucursal do 247, no Rio deJaneiro, e Francis Bogossian, presidente do Instituto Brasileiro de Estudos Políticos e da Academia Nacional de Engenharia, receberam para jantar, em homenagem ao novo presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, e sua mulher, Maria Regina Barros.
Estavam lá, a ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, lideranças e personalidades cariocas, como Guilherme Estrella, Carlos Alberto Serpa, presidente da Fundação Cesgranrio, com a engenheira Beth Serpa, o presidente do Clube de Engenharia, Márcio Girão, Vera e Leonardo Attuch, os novos diretores do BNDES, Carol Proner, Tereza Campello e Nelson Barbosa, o jurista Carlos Alberto Siqueira Castro, a deputada federal Jandira Feghali, a deputada Elika Takimoto, o ex-ministro Roberto Amaral, o presidente da ABI, Octavio Costa, com a escritora Zoia Prestes, a cineasta Mariana Oliva, filha dos homenageados, a superintendente da Fundação Itaú, Ana Inoue, a historiadora Isabel Lustosa, os jornalistas Ricardo Bruno, Regina Zappa, Dafne Ashton, os engenheiros André Bogossian, presidente da Geomecânica, e Ricardo Oliveira, presidente da GeoCoba, o presidente da TurisRio, Sergio Ricardo Almeida, o CEO do Grupo FSB, Marcos Trindade.
Na ocasião, o presidente do Grupo 247, Leonardo Attuch, anunciou a criação da sucursal carioca do Brasil 247, com a anfitriã, Hildegard, como sua diretora. Convidados em mangas de camisa e rosas “vermelho PT” (de acordo com comentário da anfitriã) para enfeitar as mesas. Os lugares eram marcados, mas o clima era de informalidade. Ao comentar as saudações de Hildegard e de Leonardo Attuch, o homenageado Mercadante fez um discurso, na hora da sobremesa, em que falou já se sentir integrado à cidade. Ele disse que, desde que chegou, já fez compras em um supermercado, no Rio (onde fica a sede do BNDES e onde vai morar, com a família) e levou os netos à praia. Falou da preocupação do BNDES em apoiar as pequenas e médias empresas, na política de cotas para a admissão de funcionários e na forte presença feminina em sua diretoria.
“É um novo Brasil. Com um olhar mais fraterno, mais responsável, abrangendo a sociedade brasileira, como um todo. É um olhar Lula”, comentou a jornalista Hildegard Angel, sobre o emocionante encontro e a fala de Mercadante.
Quem assinou o jantar e o serviço foi o experiente Chef Demar. Fotos Anselmo de Andrade