No dia 4 de março o Goethe-Zentrum Brasília completará 25 anos e planeja uma série de atividades para aproximar ainda mais os brasilienses da língua e da cultura alemã.
No dia 2 de março, às 19h, na sede do Goethe, haverá uma aula experimental presencial para aqueles que precisam de um último impulso para começar a aprender alemão ainda no primeiro semestre de 2023.
Os brasilienses também poderão visitar o Goethe-Zentrum no dia 15 de abril, durante o Dia das Portas Abertas que será realizado na instituição no âmbito da Semana da Língua Alemã. Além de conhecer as instalações do Goethe, o público poderá participar do tradicional Speak Dating (mesas de conversa com nativos da língua alemã), de aulas experimentais para adultos e crianças e de palestras sobre estudar na Alemanha e na Áustria, de sorteios de bolsas de descontos para os cursos além de mais informações sobre o idioma.
“Ao longo desses 25 anos, o Goethe-Zentrum realizou uma importante contribuição para o aprofundamento das relações culturais entre a Alemanha e o Brasil através da criação de novas abordagens para o ensino da língua alemã e promoção do intercâmbio cultural entre os dois países.
Muitas pessoas já foram beneficiadas e influenciadas pela experiência de aprender alemão e ter acesso às universidades e ao mercado de trabalho no país.
Além disso, os muitos eventos culturais organizados pelo Goethe-Zentrum, em estreito intercâmbio com a Embaixada da Alemanha, também enriqueceram a vida cultural da capital e moldaram a imagem da Alemanha no Brasil“, enfatiza o Embaixador da Alemanha no Brasil, Heiko Thoms.
O Goethe-Zentrum Brasília está hoje inserido no processo cultural de integração dos países europeus. Juntamente com a Aliança Francesa, está localizado desde 2021 no prédio emblemático de Niemeyer, na 708/907 sul.
Estima-se que ao longo desses 25 anos, mais de 20.000 pessoas aprenderam alemão no Goethe Brasília. “Entre os nossos ex-alunos tem muitos que construíram carreiras de sucesso graças aos conhecimentos de alemão: juízes e promotores de justiça, professores universitários, engenheiros, médicos, jornalistas. Para citar somente dois deles: o jornalista Albert Steinberger, repórter da DW TV brasileira, e Ed Lyra Leal, aluno cego que entrou no Instituto aos 16 anos, que virou juiz federal aos 37 e que hoje está fazendo mestrado na prestigiosa Universidade de Freiburg, na Alemanha! Temos muito orgulho em termos contribuído para o sucesso de tanta gente!“, destaca a Gerente Executiva do Goethe-Zentrum, Sabine Plattner.
Desde a sua fundação em 2007, o Goethe- Zentrum também participa ativamente das atividades da EUNIC Brasília, associação dos Institutos Culturais oficiais e Embaixadas dos países-membros da União Europeia.