Por Mauro Magalhães – Ex-deputado e empresário.
A Semana Santa começou com o Domingo de Ramos e, até a Páscoa, teremos a oportunidade de momentos de reflexão, através das lembranças sobre as datas que marcam a humildade, a vigília, a paixão e a ressureição, na história do Cristianismo.
Católico desde quando, ainda criança, fiz a primeira comunhão em uma igreja de Engenho Novo, anos depois que vim morar com meus pais e irmãos, no Rio de Janeiro.
Desde essa época, aprendi o significado do Domingo de Ramos , que comemora a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, conforme escreveram os quatro evangelhos de Marcos, Mateus, Lucas e João.
De acordo com as escrituras, Jesus chegou a Jerusalém montado em um jumento. E, o povo, lançou, junto com seus mantos, à frente dele, ramos de árvores. O jumento significava paz. Por isso, Jesus foi considerado o Príncipe da Paz.
A Semana Santa é o momento em que os cristãos comemoram os mistérios da salvação.
Na segunda-feira santa, Jesus dormiu em Betânia e seus discípulos voltaram à cidade de Jerusalém. Nesse dia, Jesus expulsou os comerciantes compradores do templo e curou coxos, cegos e doentes.
Na terça-feira da Semana Santa, Jesus retornou a Jerusalém e teve que enfrentar a contrariedade das autoridades religiosas , que começaram a conspirar contra ele.
A quarta-feira santa é marcada, nas paróquias do Brasil, como o dia da Procissão do Encontro, que reconstrói, de modo simbólico, o dia do reencontro entre Jesus e sua mãe, Maria ( que esteve com ele nesse dia, além Lázaro e Marta).
Eu, particularmente, gosto muito da quinta-feira santa. Quando aconteceu a Última Ceia. Ali, Jesus e seus apóstolos comemoraram a Páscoa Judaica.
A quinta-feira santa marca o início do que a Igreja Católica denomina de Tríduo Pascal. A instituição da Eucaristia é, então, celebrada. Depois da ceia com os apóstolos, Jesus orou, em Getsêmani, foi traído por Judas e , em seguida, preso.
A sexta-feira santa fala da condenação de Jesus, do julgamento e da crucificação .
Para os cristãos, é data de jejum e oração.
O sábado de Aleluia é o sábado santo. Quando todos esperam a ressureição e à noite acontece a Vigília Pascal.
Na minha opinião, melhor momento da semana Santa é a Páscoa. A ressureição. Quando Jesus ressuscitou e fez várias aparições. Uma delas para a sua amiga, Maria Madalena.
A Páscoa celebrada pelos cristãos é uma ressignificação de uma festa Judaica. Mas, tem significado diferente.
Na Páscoa Judaica, é lembrada a libertação dos hebreus da escravidão no Egito. Na Páscoa Cristã, é a Ressureição de Cristo, depois da crucificação.
Desde que fui morar na Barra da Tijuca, vou à missa na Paróquia de Santo Antônio da Península e, também, no Campo de Golfe da Barra.
Além das confraternizações com a família , também gosto muito de comer chocolates.
Os ovos de Páscoa surgiram de uma tradição iniciada na França, depois que Luis VII voltou da Segunda Cruzada. Ele foi recebido com festa e produtos da terra, que incluíam os ovos.
A partir daí, veio a ideia de presentear, com ovos feitos de vidro e madeira. Os de chocolate surgiram séculos depois, com origem ligada à patisserie francesa .
Feliz Páscoa.