Moradores fazem jus à origem italiana e relembram a morte e ressurreição de Cristo por meio de teatro de rua. Encenação acontece na sexta (07/04), das 08h às 10h30, na praça central da cidade
Se a Itália é o berço da Igreja Católica, em Nova Veneza não poderia ser diferente, já que cerca de 60% de sua população tem descendência italiana. O pequeno município distante a 30 quilômetros de Goiânia foi formada a partir de imigrantes que vieram para Goiás a partir de 1912 e deram origem a uma colônia de italianos. Além da alegria, culinária e danças típicas, que atraem milhares de visitantes à cidade no Festival Italiano de Nova Veneza, eles também trouxeram para cá sua forte religiosidade.
Por isso mesmo, o município tem como tradição a apresentação teatral de Corpus Christi – que em português significa “Corpo de Cristo” – para retratar todo o trajeto percorrido por Jesus, desde o Pretório, onde foi condenado à morte, até o Calvário, onde foi crucificado.
Organizado pelo Grupo de Jovens Segue-me, são cerca de 100 atores que irão retratar todo o trajeto percorrido por Jesus em Jerusalém na tradicional festa judaica da Páscoa, que foi o cenário de condenação. O espetáculo conta com o apoio da Diocese de Anápolis, que supervisiona a paróquia de Nova Veneza.
Agendado para sexta (07/04), das 08h às 10h30, serão 100 jovens voluntários engajados na encenação. A praça central da cidade irá se transformar na Via Sacra, que descreve as quinze estações percorridas por Cristo até o momento de sua crucificação e morte. De acordo com o secretário de turismo de Nova Veneza, Marco Túlio Amaral, de 28 anos, os ensaios começaram em fevereiro e mexeram muito com os participantes.
“É uma responsabilidade espiritual e, mesmo nos períodos de ensaios, a gente sente o impacto emocional que esse episódio religioso exerce nas pessoas”, conta ele, que pelo segundo ano está na peça. No ano anterior, representou o ladrão mau na cruz. Neste, fará o papel de Jesus.
Além de fortalecer a fé de toda a população, o espetáculo tem o objetivo importante de alcançar o público jovem, tanto os que estão envolvidos com a interpretação da paixão de Cristo quanto os espectadores, considera o responsável pela Paróquia Nossa Senhora do Carmo, Frei Ceslau Kolpa. “Os jovens da atualidade, infelizmente, podem ser facilmente afastados de Deus, ainda mais após o advento da internet e dos smartphones. Por isso, essa imersão em temas religiosos são importantes, para conscientizá-los sobre o Evangelho”, pontua.
Um recente levantamento realizado pelo Instituto Pew Research Center, laboratório de ideias dos Estados Unidos, constatou que os jovens têm menor interesse em assuntos religiosos. Ainda segundo o levantamento, no Brasil, existe um empate técnico. Cerca da metade (51%) dos entrevistados com idade inferior a 40 anos consideram a religião como algo “muito importante”.
Responsável pela Paróquia Nossa Senhora do Carmo, Frei Ceslau Kolpa ministrará o anúncio da Via Sacra e a troca de estações durante a apresentação teatral. Segundo o pároco, tanto os jovens que fazem parte do teatro quanto os que assistem, aprendem mais sobre Jesus e a Sua importância para o mundo. “Os jovens da atualidade, infelizmente, podem ser facilmente afastados de Deus, ainda mais após a inserção dos celulares. Por isso, essa imersão em temas religiosos são importantes, para conscientizá-los sobre o Evangelho”, pontua.
Via sacra
A peça, que poderá ser acompanhada pelo público, irá encenar os 15 principais momentos, registrados nos evangelhos bíblicos, por que passou Jesus desde a condenação até a morte – definidos pelo rito católico como estações. Na primeira estação, Jesus é condenado à morte. Na segunda, Ele carrega a cruz. Na terceira, Jesus cai pela primeira vez. Na quarta, se encontrou com sua mãe. Na quinta, Simão o ajuda a carregar a cruz. Na sexta, teve suas as lágrimas enxugadas por Verônica. Na sétima, cai pela segunda vez. Na oitava, Jesus consola as pessoas ao seu redor. Na nona, cai pela terceira vez. Na décima, suas roupas são arrancadas. Na décima primeira, Jesus é pregado na cruz. Na décima segunda, Ele morre. Na décima terceira, Ele é retirado da cruz. Na décima quarta, Jesus é sepultado. Na décima quinta, Ele ressuscita. O anúncio da Via Sacra e a troca de estações durante a apresentação teatral será feita pelo Frei Ceslau Kolpa, que é o diretor espiritual e pároco Frei Ceslau Kolpa.