Christian Luciano da Silva, CEO da startup Easy360, fala dos desafios para que o setor industrial deve enfrentar em 2024
As projeções para o setor industrial brasileiro em 2024 são bastante promissoras, segundo economistas do Banco Itaú. Os especialistas preveem um crescimento de 1,8% para o segmento. Além disso, o Índice de Confiança da Indústria subiu 1,9 ponto em novembro, para 92,7 pontos, na primeira alta após quatro meses consecutivos de queda, segundo o FGV/Ibre. Porém, as indústrias que realmente querem aproveitar esse momento e potencializar o crescimento precisam estar alinhadas ao conceito de “Indústria 5.0”, que incorpora as novas tecnologias ao ambiente fabril, mas também está atenta a questões como conectividade, eficiência, sustentabilidade e flexibilidade da produção.
O CEO da startup curitibana Easy360, Christian Luciano da Silva, explica que a indústria mundial vem se reformulando muito rapidamente em função dos novos parâmetros tecnológicos e as empresas que não acompanharem esse processo correm o risco de ficar obsoletas. “Até pouco tempo falávamos na Indústria 4.0, na quarta revolução industrial. Hoje os protocolos mudaram. Além dos processos digitalizados em todos os ambientes das fábricas, há uma integração maior entre colaboradores e máquinas”, salienta.
MOVIMENTO
O CEO diz que um dos maiores erros dos gestores empresariais é encarar a indústria como algo estático, imóvel. “A indústria precisa acompanhar o ritmo do mercado, que está sempre em constante movimento”, alerta.
Segundo ele, isso se percebe a partir da leitura dos dados que são importantes para a empresa e que impactam nos resultados da produção. “A partir das informações existentes no banco de dados da empresa, é possível fazer a projeção de cada item produzido a curto, médio e longo prazos. Isso evita desperdícios de matéria-prima, erros de cálculo na produção e até mesmo a incapacidade de atender o cliente no prazo”, pontua.
Silva salienta que o diferencial das indústrias que estão em fase de expansão e vão realmente aproveitar o potencial econômico projetado para 2024 são aquelas que estão preocupadas em dominar essas soluções de inteligência industrial que permitem a conexão dos dados dos mais diferentes setores. É o caso, por exemplo, das áreas de vendas e operação em tempo real.
“Diariamente, nós percebemos que muitas indústrias investem milhões em tecnologia. No entanto, boa parte encontra dificuldades para processar a leitura dos dados que interessam no dia a dia, no momento da tomada de decisão”, comenta o CEO.
DESAFIOS PARA 2024
O especialista prevê que a virada de ano pode trazer alguns desafios extras para o setor industrial. De acordo com o CEO da Easy360, as pautas geopolítica, econômica e ambiental desenhadas nos últimos meses devem refletir no próximo ano.
Silva destaca que são três pontos essenciais que devem ficar no radar de todo empresário brasileiro para 2024: a reforma tributária, que pode trazer alterações para toda cadeia produtiva, uma vez que os impostos federais, estaduais e municipais podem refletir na precificação dos produtos e em outras questões que envolvem os custos.
Outro ponto, enfatiza, diz respeito às mudanças climáticas. Ele lembra que 2023 foi o ano mais quente da história, o que acabou impactando em todo o agronegócio. “Quando o agronegócio vai bem, puxa toda a cadeia produtiva. Quando vai mal, alguns setores industriais têm dificuldades”, analisa.
Além disso, Silva comenta a possibilidade desse cenário impactar no consumo, mesmo com projeções otimistas para o próximo ano. “Mesmo com um cenário favorável, as pessoas podem ficar com de medo de consumir”, avalia, ressaltando que as alternativas para a indústria estão no aumento da produtividade a partir do uso da tecnologia. “A melhor forma de melhorar a competitividade das empresas é usar a tecnologia para melhorar a previsibilidade da demanda”, ressalta.
INTERPRETAÇÃO DOS DADOS
O principal produto que a startup curitibana Easy360 oferece ao mercado é uma solução que contribui para o setor industrial equacionar os principais gargalos: o controle de custos, a gestão de estoque e a eficiência operacional. A Easy360 é uma ferramenta tecnológica alinhada a um processo de mentoria. Nessa solução, a equipe da startup e da indústria avaliam, de forma conjunta, os pontos que merecem atenção para otimizar os recursos e potencializar os lucros e os resultados do negócio.
Diferentemente de outros softwares de gestão, que associam apenas tecnologia, a Easy360 é um processo que une a tecnologia aos recursos humanos para fazer a leitura mais precisa da realidade de cada empresa. A solução contempla cinco módulos interconectados, trazendo visibilidade para todas as áreas do negócio de forma dinâmica.
Todo processo resulta num amplo inventário da situação de cada indústria, desde o mapeamento do mercado, a gestão de relacionamento com o cliente, passando pela previsão da demanda, a análise da capacidade produtiva e ainda a gestão da rotina corporativa.
EASY360
A Easy360, que é acelerada pelo Habitat Senai na Federação das Indústrias do Paraná (FIEP). A startup oferece uma solução tecnológica completa e integrada de dados para a indústria, que combina inteligência artificial e capital humano para facilitar e agilizar a previsão de demanda, otimização das operações e orientação de estoque de forma simples, rápida e integrada.