Conheça a Agência Is, que vem mudando o empreendimento de comunicação e iniciativas voltadas para o público que trabalha com melhoria da sociedade através da inclusão, diversidade e igualdade de gênero e racial
A Agência Is completa sete anos no mercado, no dia 26. A empresa, que é pioneira em se especializar nos atendimentos de negócios e iniciativas de impacto social, começou como uma alternativa para pequenos projetos sociais, assim que Tássia di Carvalho saiu de um grande jornal do Rio, em que trabalhava como colunista e repórter nas áreas de Educação e Direitos Humanos.
“Teve uma demissão em massa e eu fui demitida junto, em junho de 2016. Sinceramente fiquei desesperada, estava muito doente e tinha que comprar meus medicamentos, tinha certeza de que não pagariam os direitos trabalhistas de ninguém, e realmente não pagaram até hoje” relata.
Ela lembrou imediatamente que conhecia vários projetos sociais que tinham dificuldades na área de Comunicação e resolveu oferecer o serviço de assessoria de imprensa, de forma informal: “Lembro até hoje que fiz uma postagem no Facebook falando minha ideia, morrendo de medo de parecer loucura, mas a verdade é que eu não tinha ideia da quantidade de demanda reprimida que já existia ali, em 2016. O meu plano era atender pequenos negócios em favelas e periferias do Rio, acabei atendendo em poucos meses clientes até da Nigéria e Estados Unidos! Aí eu comecei a entender o que estava acontecendo: Eu tinha um produto nas mãos que tinha potencial de se transformar em um grande negócio!”
Em 2017 e 2018 ela se dedicou a formatar a Agência Is, participando de diversas acelerações como no Sebrae e Aliança Empreendedora. Além de dezenas de cursos que pudessem potencializar a capacidade de empreendedorismo de impacto social da empresa. Paralelamente eles foram atendendo mais organizações renomadas e ampliando os serviços.
Reformulação e crescimento
Situações como a pandemia da Covid-19 e problemas de saúde de Tássia, que é portadora de lúpus e fibromialgia, acabaram atrasando o crescimento da empresa. Até 2021 ela trabalhava sozinha, com apoio do marido, Bruno, em eventos ou compromissos externos. “Passei tanto aguardando estar bem de saúde para montar uma equipe que demorei anos para entender que justamente por não estar bem de saúde que eu precisava de uma equipe. Ano passado, quando as doenças pioraram, fui obrigada a sair da operação diária e montar uma equipe coesa para que meu negócio pudesse crescer, enquanto isso me dediquei a procurar novos clientes e ir fidelizando os que já tinhamos”, relembra.
“Apesar de ter fundado a Is pensando justamente em pequenos projetos sociais em favelas e periferias, já atendemos clientes de renome internacional, como Farm, Britsh Council, BrazilFoundation, Flup, Favela Mundo e TV Globo, com o tempo entendemos que as demandas de Comunicação são dores constantes de todo o ecossistema de impacto. Com a pandemia focamos em ajudar pequenos negócios e nos especializamos em empreendedores também. A verdade é que todos nós estamos procurando por um olhar diferenciado de pessoas que já foram beneficiadas por ações de impacto social e entendem suas demandas e necessidades”, aponta Tássia.
o resultando é uma Comunicação que pensa o mundo atual que necessita da voz e produção de comunicação dos grupos minoritários. Dando a devida importância aos corpos pretos, femininos e periféricos, que são a maioria dos clientes da Agência Is.
Em todo o tempo que vem construindo seu legado de impacto social, a Is já atendeu mais de 150 clientes únicos, estes que dão a preferência aos seus serviços e vem alcançando resultados surpreendentes. A Agência Is empreende e comunica o que o mundo moderno precisa nas redes sociais, na mídia e vem fazendo, também, com que seus assessorados cresçam cada vez mais em seus trabalhos. A empresa atua buscando trazer visibilidade e notoriedade, mas sempre perpassando pelo viés da consciência racial e de gênero, para melhores resultados aos seus clientes. Estes que são público de recortes sociais que precisam de profissionais com conhecimento das causas minoritárias para atender com empatia e clareza suas necessidades de comunicação.