Embora os pequenos empreendedores sejam extremamente obstinados para começar e alavancar seu negócio, seus superpoderes ainda são limitados em algumas áreas e apenas o conhecimento é capaz de ajudá-los a ir ainda mais longe.
Um dos desafios para manter uma constância e crescimento em seu faturamento é saber quem é seu potencial cliente e quais as ferramentas capazes de aproximá-los. Isso porque existem perfis e costumes diferentes para cada grupo de pessoas. O CEO da Ecustomer, Eduardo Rezende explica o que é, a importância e como descobrir quem são e onde estão. “O público-alvo é um grupo de pessoas com características em comum que influenciam seus comportamentos de consumo e para quem as empresas direcionam suas estratégias de marketing” – explica Rezende
A partir desta definição de público-alvo é possível estabelecer a estratégia que será aplicada no marketing da empresa. Sem essas informações, o empreendedor estará apenas dando tiros no escuro e, muitas vezes, sem diálogo com quem realmente vai comprar.
Entendendo o que é e a importância do público-alvo, o próximo passo é definir esse perfil para montar a estratégia. De acordo com Eduardo, é necessário entender duas coisas: O público-alvo e o ICP. O público-alvo é montado através de pesquisa de mercado e baseado em informações demográficas, socioeconômicas e comportamentos. O ICP é baseado em quem já compra de você. Fazendo uma análise de seus clientes, é possível encontrar padrões e focar nessas características quando for traçar o plano de marketing.
Para os iniciantes, que ainda não é possível montar um ICP, deve-se começar pelo público-alvo. As informações iniciais são: região demográfica, idade, gênero, estado civil, renda, escolaridade e profissão. Em seguida é hora de conhecer o comportamento deste perfil. “Para ter mais assertividade na hora de fazer o marketing, também vamos pensar no comportamental, frequência de compra, interesses e fidelidade a marcas”– ensina o CEO.
Essas informações são confrontadas com o propósito do seu negócio, ou seja, é preciso saber se o produto/serviço resolve as dores ou necessidades dessa pessoa, essa é motivação para o cliente consumir o que a empresa oferta.
O próximo passo é fazer a análise de mercado e análise de concorrência, que deixara muito mais refinado o comportamento do potencial cliente. Existem diversas ferramentas gratuitas para ajudar nessa jornada de definição de público-alvo, uma delas é o Google Analytics ou o Google Trends. “Até mesmo as redes sociais já vão ajudar bastante a entender quem é o seu público-alvo. Mas não se esqueça, o mercado muda a todo momento e faz parte marketing acompanhar e monitorar as tendências do mercado e mudanças no comportamento do público” – finaliza Eduardo.
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