Cineclube Vale do Amanhecer promove sessões de cinema gratuitas para pequenos povoados do DF
Eventos

Cineclube Vale do Amanhecer promove sessões de cinema gratuitas para pequenos povoados do DF

Dias 13 e 28 de setembro com entrada e pipoca gratuitas

O Cineclube Vale do Amanhecer segue sua temporada gratuita de cinema com pipoca para a população da região.  O projeto leva a sétima arte a comunidades periféricas de Planaltina-DF. As sessões diurnas e noturnas acontecem em espaços públicos criando um ambiente alusivo ao cinema, com máquina de pipoca de cinema, cheirinho de cinema e boa programação.

Em setembro, o projeto estará no dia 13 na Escola Classe Aprodarmas, na área rural de Planaltina, que recebe duas sessões, às 10h e às 16h, e no dia 28 será a vez da Escola Classe Rural Pedra  Fundamental receber mais duas sessões no mesmo horário, todas abertas à comunidade em geral. O projeto contará com outras sessões no Vale do Amanhecer e comunidades próximas. Acompanhe a agenda e detalhes nas redes sociais @marcosantoniomadeira/

O documentário  “Delfini Brasília, Olhar Operário”, é um dos destaques, dirigido pela cineasta brasiliense Maria do Socorro Carneiro (60), mais conhecida como Maria do Cerrado. O filme apresenta fatos histórico-políticos sobre a construção de Brasília com relatos inéditos e emocionantes de pioneiros muito idosos. Premiado no Festival Brasília do Cinema Brasileiro e solicitado por universidades, (UNB) e escolas públicas e privadas como objeto de estudo complementar pedagógico.  A censura livre e linguagem simples alcançam todas as idades e públicos.

O Cineclube atende diversas comunidades e assentamentos, como Quintas do Amanhecer, Morada Nobre, Pequeno Willian, Pedra Fundamental e a própria comunidade do Vale do Amanhecer. “Sem essa iniciativa, os moradores dessas localidades teriam pouquíssimas chances de acessar o cinema, uma vez que as salas mais próximas estão a grande distância, no Plano Piloto e em Taguatinga”, comenta Maria do Cerrado.

O Cineclube Vale do Amanhecer desempenha um papel essencial na democratização do acesso à cultura, promovendo o enriquecimento social e cultural das comunidades mais carentes. As sessões gratuitas de cinema proporcionam entretenimento e estimulam  o pensamento crítico e a apreciação artística.

O segundo filme da programação acima é o clássico da animação “Steamboat Willie”. Este curta-metragem da Disney marca a estreia de Mickey e Minnie Mouse e é considerado um marco na história da animação por ser um dos primeiros a utilizar som sincronizado. A animação acompanha Mickey como marinheiro em um barco a vapor, enfrentando situações cômicas e inusitadas.

O projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal – FAC, em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.

Serviço:

 13 de setembro

Escola Classe Aprodarmas

Fazenda Mestre Darmas – DF 130, Chácara 67

Quintas do Amanhecer II – Planaltina/DF

28 de setembro

Escola Classe Rural Pedra Fundamental

DF 128, Km 13 – Chácara Largo da Pedra Fundamental, 15

Brasília/DF

As sessões são às 10h e 16h, com acesso livre à comunidade

Distribuição gratuita de pipoca