Crescem contratações na construção civil
construção

Crescem contratações na construção civil

Pesquisa do Grupom revelou que em 2024 foram contratados mais de 35 mil profissionais na área. Expectativa para este ano é de que o ritmo se mantenham por causa do volume de obras previsto

De acordo com dados de estudo recente elaborado pela Grupom Consultoria Empresarial, o setor da construção civil contratou, no Brasil, 35.281 pessoas com carteira assinada no ano passado. Uma variação positiva de 85%, comparando 2024 com  2023, quando foram contratadas 19 mil pessoas. Os dados, baseados no levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego revelou ainda um saldo positivo que vem crescendo a cada ano. Entre as funções mais demandadas pelo setor estão as funções de faxineiro ou serviços gerais, com um crescimento de 494,36% em 2024; servente de obras com crescimento de 385,85% e pintor de obras com aumento de 43,98% no período.

O cenário se repete em Goiás que somente em 2024 contratou 85% mais trabalhadores para atender a demanda de mais de 200 obras em andamento em Goiânia, segundo dados da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi-GO). O bom momento do setor deve permanecer neste ano e o aquecimento vai estimular novas contratações. A MRV, por exemplo, já prevê aumento de 50% no seu volume de obras em Goiás para este ano, o que vai gerar um aumento de mais de 20% nas contratações. “A empresa já planeja lançar mais quatro projetos em 2025, que irão totalizar quase duas mil novas unidades habitacionais a serem construídas em Goiânia, Anápolis e Aparecida de Goiânia”, destaca o gestor de produção da MRV em Goiás, Antônio Caio Ribeiro.

Só a MRV está oferecendo 39 vagas de trabalho formais para atuação em suas obras nas cidades de Goiânia, localizadas nos Setor Faiçalville, Setor Vila Mutirão 1, Jardim Gardênia e Jardim Novo Mundo, e em Aparecida de Goiânia, na região do Papilon Park. Em Goiânia, são 10 vagas para ajudante, 5 vagas para ⁠montador, 3 vagas para ⁠pedreiro de acabamento, 2 vagas para pedreiro e 3 vagas para ⁠pintor. Já em Aparecida de Goiânia são 5 vagas para ajudante, 2 vagas para ⁠montador, 2 vagas para ⁠pedreiro de acabamento, 5 vagas para pedreiro e 2 vagas para ⁠pintor.