A importância de Bernardo Cabral
Rio de janeiro

A importância de Bernardo Cabral

Aurélio Wander Bastos *
  * Professor Titular Emérito da UniRio e advogado.
  No próximo dia 27 de março,  o advogado, ex-ministro e ex-senador,  Bernardo Cabral,  vai completar 93 anos.
  Muito querido por todos, o relator da Assembleia Constituinte de 1987 e ex-presidente do Conselho Federal da OAB,  receberá muitas homenagens dos amigos,  políticos e de  advogado,  de um modo geral.
  A história  de Bernardo Cabral na vida pública brasileira não se conta apenas pelos  tantos cargos públicos que ocupou, mas em função  de sua importância na construção do Estado brasileiro moderno.
Líder da Advocacia  Brasileira   destacou-se,  especialmente,  na luta pelo Estado Democrático de Direito.
   Quando, em 27 de agosto de 1980, explodiu a carta-bomba endereçada ao então presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Eduardo Seabra Fagundes, no sexto andar da sede do Conselho Federal,  que funcionava no Rio de Janeiro ( no prédio onde está, hoje, a seccional,  na Avenida Marechal Câmara 210) , dona Lyda Monteiro da Silva,  minha amiga e chefe-de-gabinete da presidência da OAB,  foi atingida e morreu,  a caminho do Hospital Souza Aguiar. A explosão fez tremer o andar do edifício, além de arrebentar com a mesa de dona Lyda ( ela abriu a carta-bomba, endereçada a Seabra Fagundes,  quando voltou do almoço ).
  Bernardo Cabral era o secretário-geral do Conselho Federal da OAB,  nessa época. Ele contribuiu,  decisivamente,  para superar a crise de radicalização  que se interpunha   entre  os advogados e os militares.no  exato momento em que se pretendia  subtrair da Ordem dos Advogados a sua representação corporativa.
O seu papel  de destaque naquele momento histórico  é que marcou sua efetiva liderança.
     Ele enfrentou a repressão, na época,  e acompanhou, ao lado da imprensa,  as investigações do trágico atentado à Ordem dos Advogados do Brasil.
     Em 1981, foi eleito presidente do Conselho Federal da OAB.
     Foi na gestão de Bernardo Cabral que o Conselho Pleno da OAB decidiu,  por unanimidade,  lutar pela revogação da Lei de Segurança Nacional,  responsável pela perseguição de jornalistas,  políticos, trabalhadores, professores e estudantes  .
   Filiado ao PMDB, Bernardo Cabral foi eleito deputado federal Constituinte,  pelo Estado do Amazonas,  onde nasceu.
  .Teve, na época, a maior votação do Estado do Amazonas.
    Em 1990, tornou-se ministro da Justiça.
    E, em 1994, foi eleito como o senador mais votado pelo Estado do Amazonas.
    Finalmente ,no conjunto destas tantas atividades a Universidade Federal  do Estado do Rio concedeu a Bernardo Cabral o Título de Doutor Honoris Causa ,assim como a Universidade Federal do Amazonas  e , mais recentemente, concedeu lhe o que não mesmo Título, a Universidade Santa Úrsula .no Rio de Janeiro.
    Admirador de Bernardo Cabral,  desde o meu tempo de estudante,  eu o conheci no final dos anos 60 e tenho o prazer de ser seu amigo,  até hoje.
   Em homenagem ao querido Bernardo Cabral, escrevi o livro ” A OAB e o Estado Democrático de Direito “, que foi lançado,  com a presença dele,  recentemente, no Instituto dos Advogados Brasileiros,  IAB.
   Cassado pela ditadura militar,  em 1969 ( era deputado federal pelo MDB), Bernardo Cabral foi eleito, pelo Comitê de Imprensa da Câmara Federal, como um dos melhores deputados federais daquele período.
   Vida longa ao querido Bernardo Cabral!