4 dicas para comprar peixe da maneira certa
Gastronomia

4 dicas para comprar peixe da maneira certa

A Semana do Pescado começou no dia 01º de Setembro e vai até o dia 15. A ação incentivar a comercialização de todos os itens de pescado (peixes, moluscos e crustáceos) no varejo e food service.

O pescado é um tipo de carne que deve se fazer cada vez mais presente na refeição de qualquer pessoa. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o consumo de peixe deve ser feito pelo menos duas vezes na semana, para auxiliar na manutenção da qualidade de vida e prevenção de doenças cardiovasculares.

Mas você sabe escolher o peixe para levar para a casa? Para lhe ajudar nessa tarefa, o Pão de Açúcar separou algumas dicas para comprar peixe da maneira certa, garantindo sabor e saúde ao saboreá-lo. Confira:

Procure um local de confiança

Não há dúvidas que, para comprar peixe de qualidade e com segurança, é preciso optar por um local de confiança. Por isso, procure sempre por estabelecimentos que você conheça e que contam com estrutura própria para armazenamento e disposição dos pescados.

Além disso, eles devem ser acompanhados pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Atenção com as características do peixe

Na hora de comprar o seu peixe, preste atenção em algumas características que podem sinalizar sua qualidade e bom estado de conservação:

  • A pele deve estar brilhante e seu muco – se houver – deve ser translúcido;

  • A carne do peixe (caso opte por comprar filets) deve estar bem firme e elástica;

  • Peixes inteiros devem ter olhos salientes e bem brilhantes;

  • As escamas do peixe devem sempre estar bem aderidas à pele;

  • As brânquias são sempre avermelhadas, com tons de rosa ou vinho escuro;

  • O odor do peixe deve ser característico, porém suave, sem ser desagradável.

Confira a temperatura de armazenamento

A temperatura de armazenamento também é um ponto importante a ser avaliado na hora de comprar peixe:

  • Pescados comercializados frescos: devem ser mantidos em gelo, com temperatura de -1 a 3°C;

  • Pescados comercializados resfriados: devem ser mantidos em temperatura no máximo a 3°C ou conforme especificação do fabricante;

  • Pescados comercializados congelados: devem ser mantidos em temperatura no máximo -12°C ou conforme especificação do fabricante.

Vale lembrar também que é importante optar por levar para a casa as embalagens que não apresentam acúmulo de água ou gelo, visto que essas características podem sinalizar que elas foram descongeladas e congeladas novamente.

Atenção também na hora de guardar em casa

A conservação do sabor, aroma e qualidade do seu peixe depende também do seu cuidado com o armazenamento do alimento quando chegar em casa. Os pescados refrigerados devem ser mantidos em temperatura de 2°C, enquanto os congelados devem permanecer no freezer e descongelados na geladeira quando forem ser usados.

Lembre-se que um peixe descongelado jamais deve ser congelado novamente, pois essa ação prejudica sua qualidade e sabor.

Pescados nas lojas Pão de Açúcar

A carne de pescado nas lojas Pão de Açúcar são tratadas com muito cuidado e atenção. Os peixes, moluscos e crustáceos recebidos frescos são lavados em tanque com água hiperclorada, acondicionado em caixas específicas e sanitizadas, além de serem cobertos com gelo que os mantem em temperatura de 0 a 4°C. Esse processo garante manutenção de seu frescor e qualidade.

Os pescados congelados são recebidos e armazenados em câmaras frias, para depois serem mantidos em temperatura indicada para sua manutenção.

Todas as espécies nacionais e importadas de pescados são transportadas de acordo com a legislação de boas práticas que garante sua segurança alimentar. Vale lembrar também que todos os fornecedores atendem as legislações de órgãos fiscalizadores (Ibama, Mapa, MMA) relacionadas a tamanho e época de captura dos animais.