Fim das histórias clássicas no SAP Analytics Cloud: saiba como preparar sua empresa
Geral

Fim das histórias clássicas no SAP Analytics Cloud: saiba como preparar sua empresa

Por Andrey Menegassi

A SAP anunciou que, ao longo de 2025, irá executar em fases a descontinuidade das Histórias Clássicas no SAP Analytics Cloud (SAC), plataforma de análise e planejamento em nuvem da SAP que combina Business Intelligence (BI), análise preditiva e planejamento empresarial em uma única solução. Com isso, as organizações que utilizam a ferramenta precisarão, nos próximos meses, se adequarem ao novo modelo que será implementado na solução.

À medida que a tecnologia segue avançando, as expectativas dos usuários também mudam. Neste contexto, a multinacional alemã optou por descontinuar as chamadas “Experiências Clássicas”, pela “Experiência Otimizada”, combinando Histórias, Aplicativos Analíticos e outros recursos na estrutura existente.

A mudança está acontecendo em fases. Desde o início do primeiro semestre de 2025, clientes existentes não podem criar ativos ou duplicar ativos não suportados, mas ainda podem visualizar, editar e compartilhar. No entanto, a partir do final do segundo semestre deste ano, não será mais possível acessar recursos sem suporte, sendo necessário migrar o conteúdo antes desse prazo.

Em se tratando do SAC, atualmente, as histórias estão no centro da experiência da solução, uma vez que, basicamente, são painéis que permitem contar a história dos dados, capturando insights e visualizações em várias páginas, permitindo que os usuários possam visualizar e acessar as informações de variadas formas.

Vale destacar que essas histórias podem ser armazenadas em páginas responsivas ou tela em branco, para colocar tabelas e gráficos, ou uma grade, para trabalhar com números e fórmulas. Embora esse modelo de interface tenha sido confiável e estável para o produto, também apresentava algumas limitações e desvantagens para os usuários, como desempenho e usabilidade; falta de unificação, que gerava um maior esforço de desenvolvimento para identificar os ativos das histórias; e a inovação, visto que os usuários não se beneficiavam de todos os recursos ofertados pela ferramenta.

Sendo assim, com a descontinuidade, será ofertado para os clientes mais recursos, versatilidade, melhor desempenho e usabilidade, com uma experiência consistente. E, embora essa seja uma mudança que trará ganhos para os usuários, é importante que, desde já, esse público comece a se preparar.

Isso é, hoje, os usuários do SAC, ao abrirem o software, já recebem o aviso de que em breve esse modelo de criação de história será descontinuado e passará a ser executado num design otimizado. Diante disso, as organizações que utilizam a ferramenta como centralizador de dados e informações precisam começar o processo de migração para esse formato, a fim de se manterem em dia com a nova atualização.

Certamente, gerenciar essa tarefa é algo complexo, já que estamos falando do processo de migração de diversos conteúdos para um novo modelo e formato, o que, na prática, irá exigir planejamento e preparação. Quanto a isso, contar com o apoio de uma consultoria especializada no SAC Analytics Cloud e em toda a jornada de gestão de dados é uma excelente alternativa. Afinal, o time especializado saberá guiar em todo o processo de transição, garantindo que todo o histórico da empresa seja passado para o novo modelo de forma gradual e efetiva, sem impactos negativos para o fluxo do negócio.

Considerando que o prazo final de adaptação é até o final de 2025, as empresas que ainda não iniciaram o processo de migração do conteúdo devem, o quanto antes, iniciar o processo, a fim de estarem em conformidade com a ferramenta, eliminando riscos que podem impactar toda a operação. Afinal, mudanças sempre serão previstas, mas o que irá determinar o sucesso delas é o quão bem-preparado o processo esteve.