Ligada ao conceito de One stop shop, a proposta do mall é oferecer conveniência para o dia a dia das pessoas e uma gestão ativa que movimenta o comércio local
Segundo dados recentes da Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce) , o Brasil tem quase 650 shoppings no total, com previsão de inaugurar mais 17 neste ano. Este mercado movimenta quase R$ 200 milhões anualmente e gera mais de 1 milhão de empregos diretos. Goiás tem 32 shoppings com uma Área Bruta Locável (ABL) total de 693 milhões de metros quadrados e o número deve aumentar em 2025, pois o segmento se consolidou como uma das preferências das famílias quanto o assunto é realizar compras, por motivos que envolvem praticidade por oferecer uma maior variedade de serviços e produtos em um mesmo local e até segurança.
Neste segmento, operações que têm crescido e se tornado uma tendência de ascensão na rotina da vizinhança é o de shoppings de bairro, avalia Victor Nakamura, CEO do Grupo Mauá, responsável pela gestão do Jardim Goiás Mall. Uma pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel, realizada em países da América Latina, incluindo o Brasil, apontou que 68% dos entrevistados fazem suas compras perto de casa, optando pela conveniência da proximidade com o ponto de venda. Segundo Nakamura, a pesquisa evidencia que, atualmente, as pessoas estão em busca de praticidade para resolver suas demandas do dia a dia e um street-mall é uma alternativa prática e moderna para isso.
“A rotina de vida intensa entre trabalho e responsabilidades da família, aliada à busca por saúde e soluções diárias muitas vezes resultam em grandes deslocamentos e longos tempos de permanência. Nos shoppings de bairro, o conceito de one stop shop considera o tempo para o que mais importa, onde a pessoa faz tudo o que precisa de forma prática, segura e rápida.”
Um exemplo é o Jardim Goiás Mall, desenvolvido pelo Grupo Mauá, em parceria com a Somos e a Toctao Soluções em Engenharia, em operação desde setembro de 2023. Com cerca de 5 mil metros quadrados, o projeto foi desenvolvido no Jardim Goiás, um dos bairros mais adensados e valorizados nos últimos anos, com objetivo de atender toda a vizinhança. Com o aumento da população de uma região amplamente residencial, cresceu também a necessidade de serviços e conveniências de apoio à rotina das famílias.
O centro de compras, situado na Avenida E do Jardim Goiás, oferece lojas âncoras como a academia SmartFit, o Empório Moreira, agência do Banco BRB e um mix de lojas de diversos segmentos como vestuário, acessórios e alimentação. “Temos estacionamento gratuito para nossos clientes e uma praça integrada como uma gentileza urbana para os usuários, onde realizamos vários eventos gratuitos para a comunidade”, destaca ele.
Gestão ativa
Para Victor Nakamura, o que diferencia um shopping de bairro de uma simples galeria vai além do tamanho, quantidade das lojas e infraestrutura oferecida: o grande diferencial está em participar da rotina dos clientes com soluções criativas e convenientes. Ele destaca o exemplo do Jardim Goiás Mall. “O mix de lojas busca compor soluções que estejam inseridas na rotina dos clientes. Valorizamos uma relação direta com o bairro e decidimos atuar com ativações criativas envolvendo desde crianças a adultos, com programações temáticas em datas comemorativas, feiras que promovem o empreendedorismo feminino e também ações com foco em promoção de saúde e qualidade de vida”, explica.
Uma consumidora que é adepta do conceito one stop shop e frequenta o Jardim Goiás Mall é a gestora de marketing Samara Borges de Oliveira, de 25 anos. A goiana conta que mora com a família na região do Jardim Goiás desde de sua infância e agora aproveita as facilidades do mall para ganhar tempo no seu dia a dia. “Eu sempre vou pra lá direto após o serviço para fazer meu exercício físico na academia e já aproveito para resolver o que preciso no mesmo lugar. Seja comprar algum presente, comer algo ou comprar as coisas do dia a dia”, relata ela.
A arquiteta Julieth Fernandes é outra usuária do Jardim Goiás Mall e percebe a importância de o bairro ter essa infraestrutura de serviços. Natural do Rio de Janeiro, ela decidiu se mudar para a capital goiana há cinco anos, após a pandemia, para ficar mais próxima da família, que reside no bairro. Ela conta que a abertura do shopping de bairro facilitou sua rotina, por ser mais próximo e oferecer um mix de serviços que atende às suas necessidades.
“Antes de ter o Jardim Goiás Mall eu frequentava um shopping de grande porte aqui perto, porém gastava muito tempo e enfrentava trânsito, com a abertura do mall eu migrei para resolver tudo aqui por ser mais prático”, afirma a arquiteta, que já é adepta deste tipo de rede de comércio desde que morava no Rio de Janeiro, pois, segundo ela, lá a presença deste perfil de mall é forte nos bairros. Julieth também foi atraída pela academia, mas hoje é cliente do empório, da farmácia e de outras lojas do local.