Por Mauro Magalhães – Ex-deputado e empresário.
Alguns amigos e admiradores do ex-ministro da Cultura, ex-embaixador do Brasil em Portugal, ex-governador de Brasília e ex-deputado José Aparecido de Oliveira (1929-2007) lembraram, essa semana, do aniversário do querido jornalista, político e grande articulador, no último dia 17.
Se estivesse vivo, José Aparecido de Oliveira estaria, hoje, com 95 anos.
Um dos fundadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, José Aparecido de Oliveira foi, ainda, secretário particular do ex-presidente da República, Jânio Quadros, e foi um dos deputados federais mais votados, em Minas Gerais, nos anos 60, e, nas eleições de 1982 .
Zé Aparecido, como era chamado por todos, também foi cassado pelos militares de 1964 e não pode chegar até o final de seu mandato.
Muito culto, amigo de Oscar Niemeyer, Leonel Brizola, Darcy Ribeiro e de todos os artistas e intelectuais brasileiros de nossa geração, José Aparecido de Oliveira trabalhou em várias redações de jornais.
Eu, que me filiei à UDN, em 1960, e fui eleito, pela legenda, deputado estadual pelo antigo Estado da Guanabara. Foi nessa época que conheci José Aparecido de Oliveira. Ele trabalhou, como jornalista, nos Diários Associados e em outras redações de jornais.
Apoiador da candidatura de Tancredo Neves à presidência da República, na campanha pela via indireta, contra Paulo Maluf, José Aparecido de Oliveira teve papel de destaque, nos comícios e articulações para eleger o candidato do PMDB.
Tancredo Neves foi escolhido pelo Colégio Eleitoral em 15 de janeiro de 1985, em eleição indireta que derrotou Maluf .
Na véspera da posse de Tancredo Neves, dia 14 de março de 1985, o presidente eleito foi internado em estado grave, no Hospital de Base, em Brasília e, depois, foi submetido a sete cirurgias (em Brasília e em São Paulo).
José Sarney, fundador da Bossa Nova da UDN, em 1960, junto com Clóvis Ferro Costa, era o Vice de Tancredo Neves.
Udenista, Sarney filiou-se à Arena, depois de 1964. E, em 1984, ele participou, com outros ex-arenistas, da criação da Frente Liberal (PFL).
Na eleição de Tancredo Neves, Sarney filiou-se ao PMDB, em cerimônia presenciada por Ulysses Guimarães, Afonso Camargo, Pedro Simon.
Quando Tancredo Neves foi internado, no dia 14 de março de 1985, no Hospital de Base, em Brasília, Sarney, a pedido de Ulysses Guimarães e de outros apoiadores da chapa de oposição ao regime militar, aceitou assumir a presidência da República.
No governo de José Sarney , o querido José Aparecido de Oliveira – que também foi da Bossa Nova da UDN- foi nomeado governador de Brasília e , mais tarde, assumiu o Ministério da Cultura.
Quando a viúva de José Aparecido de Oliveira, dona Leonor (que morreu, recentemente) , fez 89 anos, o ex-presidente José Sarney telefonou para ela e, na ocasião, conversou, em viva voz, com os amigos que estavam lá ( eu também estava lá), a convite de Cecília Aparecido de Oliveira.
No dia 24 de abril, José Sarney fará 94 anos .
José Sarney é, atualmente, o maior representante da Bossa Nova da UDN.
E, José Aparecido de Oliveira, culto e democrata, estará sempre em nossas lembranças.