A Educação no antigo Estado da Guanabara
Notícias Rio de janeiro

A Educação no antigo Estado da Guanabara

Por Mauro Magalhães  –  Ex-deputado e empresário.
Aos 97 anos, tem muitas histórias para contar,  sobre o ensino,   a professora Terezinha Saraiva , que foi secretária estadual de  Educação do antigo Estado da Guanabara, nos anos 60, no governo de Carlos Lacerda, e secretária municipal de Educação, nos anos 70, na gestão de Marcos Tamoyo,  na Prefeitura do Rio de Janeiro.
Atualmente,  que integra,  atualmente,  um grupo de notáveis da Fundação Cesgranrio,  presidida por Carlos Alberto Serpa,  conheceu Carlos Lacerda na campanha eleitoral para o governo do antigo Estado da Guanabara,  em 1960.
Ela era professora de uma escola do Morro do Salgueiro.
Lacerda era candidato e os jornais anunciaram que ele subiria o Morro do Salgueiro.
Terezinha gostava muito do Lacerda e votou nele para governador.
Lacerda ficou encantado com a escola do Morro do Salgueiro,  pela qual ela foi responsável.
No início de 1961, quando Carlos Lacerda assumiu o governo do antigo Estado da Guanabara,  após ser eleito ,  ele entrou em contato com Terezinha Saraiva e a convidou para integrar a equipe de Educação de seu governo,  ao lado do professor Carlos Flexa Ribeiro,  diretor do Colégio Andrews,  que foi o primeiro secretário de Educação do governo lacerdista .
Quando Carlos Flexa Ribeiro teve que se desincompatibilizar do cargo de secretário de Educação para ser candidato ao governo , pela UDN, Carlos Lacerda nomeou Terezinha Saraiva como secretária de Educação.
A professora era tão querida que,  em sua posse,  como secretária de Educação de Carlos Lacerda,  havia mais de três mil pessoas.
Eu conheci Terezinha Saraiva quando fui eleito deputado estadual,  em 1962  .
Ela foi fundamental,  no governo de Carlos Lacerda.
Na campanha de Flexa Ribeiro,  foi a todos os eventos. Mas,  Negrão de Lima,  candidato do PSD e afilhado do inesquecível Juscelino Kubitschek,  foi o grande vencedor das eleições de 1965 para o antigo Estado da Guanabara.
Em 1975, na gestão do prefeito Marcos Tamoyo,  Terezinha Saraiva assumiu a secretaria de Educação e Cultura do município do Rio de Janeiro.
Fez um lindo trabalho. Ela deu continuidade
Ao lado de Carlos Flexa Ribeiro (1914-1991), Terezinha Saraiva é reconhecida,  até hoje, como um dos grandes nomes da Educação da turma que trabalhou com Carlos Lacerda.