A Semana Santa
Rio de janeiro

A Semana Santa

Claudio André Castro *
  * Provedor da Irmandade de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores e empresário.
   Até o Domingo de Páscoa,  celebramos, em todos os países do mundo,  a Semana Santa.
    Nestes dias,  desde o Domingo de Ramos,  católicos e cidadãos de outras religiões,  em nosso planeta, lembram e refletem sobre a passagem de Jesus,  desde que entrou,  de modo triunfal, em Jerusalém poucos dias antes de sofrer a Paixão,  a Morte e a Ressurreição.
  No Domingo de Ramos, o povo cortou ramos de árvores, ramagens e folhas de palmeiras para cobrir o chão por onde Jesus Cristo passaria, em cima de um jumento.
   Isso despertou a inveja dos sacerdotes da época e homens da Lei.  Que,  com medo de perder o poder que tinham,  tramaram a morte de Jesus Cristo.
   Na segunda-feira Santa, Jesus chegou a Betânia,  para visitar amigos. Ali, moravam Lázaro, Marta e Maria.
   Jesus sofreu emboscada de líderes religiosos, na terça Santa. E, foi ao Monte das Oliveiras,  com seus discípulos. Onde fez uma profecia sobre o fim dos tempos.
   Na quarta Santa, Jesus descansou com a família e com amigos.
    Na igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, na rua do Ouvidor 35,  Centro do Rio de Janeiro,  lembraremos da quarta-feira Santa com celebração penitencial e atendimento de confissões.  Às 17h30, todas as luzes serão apagadas e uma vela será acesa.
    A Última Ceia, na quinta-feira Santa,  mostra a última confraternização de Jesus Cristo com seus discípulos. E, o ato que deu origem ao rito do Lava-pés, entre os cristãos . Cristo lavou os pés de seus discípulos e celebrou a Pessach, Páscoa Judaica. Foi ao Getsêmani .Traído pelo discípulo Judas Iscariotes, foi  preso, no Getsêmani. Interrogado e açoitado. A quinta-feira Santa é um dia de Adoração Eucarística,  é um dia, também,  de reflexão sobre as mensagens de Jesus Cristo.
   A igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores terá,  nesta quinta-feira Santa, a celebração da Missa da Ceia do Senhor  e o Lava-pés de doze comerciantes tradicionais do Centro Histórico do Rio de Janeiro. Foram convidados para esta cerimônia e confirmaram presença o presidente do Sindilojas,  Aldo Gonçalves,  o presidente da Fecomercio,  Antonio de Queiroz,  e o presidente do Sebrae do Rio de Janeiro. Robson Carneiro. Haverá a apresentação da soprano Juliana Sucupira, com Coral e Orquestra.
   Na sexta-feira santa, Jesus Cristo foi julgado, condenado, torturado, morto e crucificado. É um dia de luto e respeito. A Paixão de Cristo, de acordo com a tradição cristã, redimiu a Humanidade.
    A tradição do jejum da carne e de comer peixe,  na sexta-feira Santa foi determinada pelo Papa Urbano, no século XI. Os católicos e cristãos assistem , sempre, às 15h, à cerimônia da Paixão de Cristo.
   Na igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores haverá,  nesta sexta-feira Santa,  às 15h,  o Solene Ato Litúrgico da Paixão do Senhor e a tradicional cerimônia do Beijo da Cruz.
   Os cristãos, no Sábado de Aleluia,  lembram a passagem em que o corpo de Jesus foi levado para o túmulo e, lá, os discípulos de Cristo lamentaram a sua morte.
    Neste sábado, a Missa do Sábado de Aleluia será às 18h15 e começará com uma concentração na esquina da rua do Rosário com a igrejinha, na rua do Ouvidor número 35, onde, diante de uma enorme fogueira,  serão abençoados o Fogo Novo e o Círio Pascal. Panos Roxos caem e sinos batem durante todo o “Glória “.
   No Domingo de Páscoa, dia da Ressureição, os cristãos lembram das várias aparições de Cristo. A primeira a receber e a avistar Jesus, no Domingo da Ressurreição, foi Maria Madalena .
A Páscoa é uma das festividades mais importantes para o Cristianismo. A data é comemorada, anualmente, no primeiro domingo, após a primeira lua cheia, que ocorre no início da primavera ( No Hemisfério Norte) e do Outono ( No Hemisfério Sul).
    Neste domingo de Páscoa, dia 20 de abril,  haverá Missa Solene,  às 12h, na igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores,  em concelebração presidida pelo Bispo Dom Jeremias,  com a participação do padre Victor Hugo e a apresentação de Coral & Orquestra, com 15 músicos.
   Feliz Páscoa para todos os leitores de o Diário de Petrópolis.