A abertura da colheita da soja é um momento importante para o agronegócio brasileiro. A soja é a principal commodity agrícola do país, sendo responsável por cerca de 40% da produção agrícola. Segundo a Aprosoja Brasil, com base em informações levantadas pelas Aprosojas distribuídas nos 15 principais Estados produtores de soja, a safra 2023/2024 já apresenta quebra consolidada devido ao clima e, no momento, a produção nacional está estimada em 135 milhões de toneladas.
Para os produtores de Goiás, o último trimestre do ano foi marcado por prejuízos devido à irregularidade de chuvas e altas temperaturas, com necessidade de replantio em algumas áreas e redução do potencial produtivo das lavouras. Mas, segundo o produtor rural e presidente da APROSOJA-GO (Associação dos Produtores de Soja e Milho de Goiás), Joel Ragagnin, o ano de 2024 começou com condições climáticas mais favoráveis, o que tem deixado os produtores esperançosos. “Nós estamos observando a melhoria das condições climáticas, o que tem beneficiado as lavouras. Nós esperamos que a quebra de produção possa cessar”, afirma.
Ragagnin ainda destaca que, além das condições climáticas, os produtores estão pressionados na comercialização e devem acender o sinal de alerta com a queda de preços no mercado. “Também temos nesse momento preços de soja que não são remuneradores à nossa atividade. É necessário que haja uma reflexão no momento e que sejam analisadas estratégias que possam mitigar os riscos que estamos enfrentando.”
O produtor rural e presidente da COOPA-DF (Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal), José Guilherme Brenner, afirma que, apesar do cenário desafiador, os produtores de soja da região do DF estão otimistas. “Produzir alimento é uma atividade desafiadora, a cada safra é um novo aprendizado. Apesar da mudança climática e da volatilidade dos preços, estamos confiantes de que iremos superar esses desafios e celebrar mais uma colheita.”
Em Goiás e no Distrito Federal, a abertura da colheita de soja será oficializada com um grande evento realizado pela Aprosoja-GO em parceria com a Coopa-DF na próxima sexta-feira, dia 26 de janeiro. A Abertura Oficial da Colheita de Soja – GO/DF, safra 2023/2024 é um momento oportuno para produtores rurais, técnicos, pesquisadores, empresários e demais interessados, conhecerem as perspectivas para a safra e debaterem assuntos pertinentes ao setor. A inscrição é gratuita e deve ser realizada no site www.aprosojago.com.br.
Programação do evento
08h00 Credenciamento e café da manhã
09h00 Boas-vindas
09h15 Painel Técnico – Estratégias para a gestão integrada na produção de soja Palestrantes:
Ênio Fernandes (Terra Agronegócios)
Leandro Sato (Fazenda Maringá)
Joel Ragagnin (Aprosoja-GO)
José Guilherme Brenner (Coopa-DF)
Renato Caetano (Completta Consultoria)
10h30 Perspectivas do Agronegócio Brasileiro Palestrante: Roberto Rodrigues (FGV) 11h30 Abertura oficial
12h30 Colheita da soja
13h30 Almoço e confraternização
17h00 Encerramento Serviço:
Evento: Abertura Oficial da Colheita de Soja GO/DF – safra 2023/2024
Data: 26 de janeiro
Horário: 8h às 17h
Local: Parque Tecnológico Ivaldo Cenci (AgroBrasília), BR 251, Km 5, PAD-DF Realização: Aprosoja-GO e Coopa-DF Inscrição gratuita pelo site: www.aprosojago.com.br
aaaaaplantappppppaa